Como Limpar Persiana de Tecido Passo a Passo

As persianas são itens muito apropriados para salas de jantar, de estar, escritórios e quartos. Entretanto, a depender da decoração feita e até mesmo do que se propõe no local elas podem ficar bem em qualquer ambiente.

O problema começa quando elas ficam empoeiradas.  Em uma cortina normal você pode lavar até na máquina, mas e como limpar persianas de tecido? É isso que você irá aprender nesse artigo.

São as persianas os itens que dão ao ambiente elegância e sofisticação, e as formas e materiais para a sua fabricação são os mais variados possíveis: madeira, tecidos, pvc,e até mesmo alumínio, incrível não é mesmo?

Mas para que serve uma persiana?

Essa espécie de cortina serve basicamente para que haja uma diminuição relativa da incidência de luz no local. Porém, muito mais que isso, elas dão ao espaço uma sensação mais aconchegante e confortável.

Quem nunca entrou em um local onde havia uma persiana bonita e ficou admirado? Elas também são responsáveis por proporcionar mais privacidade ao local, por isso, em determinados ambientes são imprescindíveis, como em quartos com janelas de vidro, por exemplo.

Veja aqui um exemplo de ambiente com uma linda persiana de tecido:

Esses elementos não apenas compõem a decoração de uma residência ou de um apartamento, mas servem para inúmeros ambientes. Em maior parte, empresas e escritórios acabam fazendo bastante uso das persianas no lugar de trabalho.

Como dissemos, as persianas servem para controlar a incidência da luz que entra no local, esse controle pode ser feito parcialmente ou total, ficando a critério de cada pessoa. Existem também persianas black out ,  feitas com um material especial, que servem para filtrar a luz solar, como essa abaixo:

Persiana de tecido blackoutPERSIANA VERTICAL TECIDO POLIÉSTER BLACKOUT 2,10 X 2,30 BRANCO

O mais interessante é que com a tecnologia agora pode-se controlar essa abertura da persiana através de um controle de parede, controles remotos ou até mesmo do computador.

Aprendendo como limpar persianas de tecido

As persianas de tecido são preferidas pela maioria das pessoas pela leveza que dão ao ambiente. Porém, em contramão elas são um pouco mais delicadas no momento da limpeza, pois quando não há o devido cuidado elas podem acabar desbotando ou até mesmo rasgando e estragando o tecido.

Veja também: Como Limpar Persianas de Alumínio, Madeira ou PVC

Ademais, com alguns dos cuidados que iremos dar neste post você poderá realizar a limpeza de suas persianas em sua casa sem ter que pedir ajuda a uma empresa especializada neste tipo de serviço, portanto, fique atento(a) às nossas dicas!

Dicas para Limpar Persianas de Tecido

  • Sempre faça limpezas frequentes com um espanador nas persianas, diariamente se possível.
  • Utilize o aspirador de pó com cuidado para retirar a poeira das persianas de tecido.
  • Não utilize produtos químicos em persianas de tecido, eles podem fazer com que a cor desbote ou manchar a sua persiana.
  • No momento da limpeza deixe as lâminas das persianas fechadas ou os painéis de tecido baixados.
  • Se tiver que utilizar algum produto, use sabão neutro e água morna, mas não esfregue o tecido com força.

De maneira geral, sempre limpe as persianas com espanador diariamente, porém, evite fazer limpezas mais rigorosas frequentemente, a cada quinze dias ou um mês já é o suficiente.

Por outro lado, é importante mencionarmos que especialmente as cortinas de tecido acumulam muita poeira, e isso todos sabemos que não faz nada bem para a saúde. Principalmente se houver pessoas mais idosas na casa, alérgicas ou crianças.

Veja também: Como Limpar Melissa e Deixá-la Novinha!

Sabendo disso, você deve manter regularmente a limpeza das persianas, aspiradores de pó são excelentes para isso, mas não devem ser utilizados com muita frequência pois os tecidos podem acabar se deteriorando com o tempo.

Opte sempre por usar panos secos quando a sujeira não for muita. Já em casos que exigem uma limpeza mais forte, utilize paninhos macios ou úmidos em água morna na sua peça de decoração.

Truque para limpar persiana de tecido:  Use um espanador descartável!

Se você tem alergia ou crianças em casa, o uso de um espanador comum pode não ser uma boa ideia. Por isso, nesse caso o mais indicado é o espanador eletrostático.

Esse tipo de espanador não espalha a poeira, ela gruda nele devido ao material em que é feito. Você pode encontrá-lo em lojas especializadas em limpeza e produtos para casa.  Espanadores de microfibra também servem, ou então os Dusters descartáveis, como esse aqui da Hiperclean

Mas, na minha opinião, a melhor opção são os limpadores próprios para persianas, como esse abaixo da Flashlimp. Eles possuem o formato correto para você limpar facilmente as suas persianas de tecido sem sofrer:

Conclusão

Limpar persiana de tecido é uma tarefa que deve ser rotineira. Jamais deixe a cortina encardir ou acumular muita poeira, pois a longo prazo pode ser um problema. Aqui no artigo dei algumas dicas para limpar persiana de tecido, se você tiver mais algum truque compartilhe aqui nos comentários!

Dica final: misture em um borrifador um pouco de álcool, amaciante de roupas e água. Você pode borrifar essa misturinha pela casa e nas cortinas para deixar um cheiro de limpeza delicioso!+como limpar persiana de tecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Rolar para cima