O Biquíni de Crochê é uma peça incrível que nunca sai de moda. Todo verão aparece uma tendência em crochê, seja o modelo do biquíni, cores ou tipos de ponto.

Neste artigo, você irá aprender como fazer biquíni de crochê com gráfico e passo a passo em vídeo. Eu pesquisei e reuni alguns modelos interessantes e diferentes para você se inspirar e começar a fazer seus biquínis de crochê para vender, presentear ou para você mesma.

Além de modelos adultos , existem também modelos infantis, para bebês e modelos que não são inteiramente de crochê mas tem um acabamento com bicos de crochê que deixam a peça um charme.

Modelos de Biquíni de Crochê

O biquíni de crochê possui vários modelos diferentes, mudando basicamente o tipo de sutiã e calcinha. Existem modelos de biquíni de crochê com bojo, tipo cortininha, com tangas, cintura alta, e até babados.

Você pode combinar uma receita de biquíni de crochê com sutiã com babados e bojo e uma calcinha lisa, para equilibrar o design. Tudo depende da sua criatividade.

Veja também: Tapete de Crochê de Barbante: 18 Gráficos para se Inspirar!

A grande vantagem dos biquínis de crochê é que eles são peças pequenas, usam poucas carreiras e portanto pouca linha. Com isso, você consegue fazer uma peça rapidamente e vender por um preço legal para ganhar dinheiro.

Estrutura do Biquíni de Crochê

Além do próprio crochê, é importante também incluir o forro no biquíni, para a peça não ficar transparente. Os pontos do crochê podem ser um pouco abertos, então é importante costurar esse forro.

Veja no vídeo abaixo o passo a passo:

Além do forro , você também poderá aplicar bojo no sutiã, elástico, fecho e pedrarias. Todos esses materiais são encontrados nos armarinhos.

Como fazer biquíni de crochê: Linhas e Agulhas recomendadas

O Biquíni de crochê é dividido basicamente em duas partes: a calcinha e o sutiã. Existem vários gráficos que contem o conjunto dos dois, mas na verdade você pode usar as combinações que achar melhor, e até vender separadamente, para a cliente escolher o que gostar mais.

Antes de começar a fazer seus biquínis, tenha em mãos os materiais necessários, que são a linha, a tesoura e a agulha de crochê adequada para a linha.

Os fios mais indicados para confeccionar biquínis são os mais finos, como o fio Cléa ou Camila 1000, pois deixam as peças mais confortáveis.

Veja também: Jogo de Banheiro de Barbante: Dicas e Passo-a-Passo (com Gráfico)

Outras opções são os fios com elasticidade, como a linha Verano da Círculo Produtos. A vantagem desse fio é a elasticidade, secagem mais rápida, porém ele é um pouco mais complexo de trabalhar e não é indicado para iniciantes.

O tamanho da agulha vai variar conforme a indicação de cada linha e a receita usada, então recomendo comprar um kit com vários tamanhos para testar o que é mais adequado para a peça.

Como Fazer a Parte de Baixo do Biquíni (calcinha)

Existem muitos gráficos e receitas para fazer a calcinha do biquíni de crochê. Entretanto, existe uma base geral que pode ser seguida para qualquer peça.

O modo mais fácil de começar a calcinha é tecendo o fundo. Inicie pela correntinhas, suba a carreira e faça os pontos altos. Basta ir aumentando nas laterais para a peça ir adquirindo o formato.

Faça a peça em duas partes, a parte de traz tende a ser um pouco maior que a da frente. Por fim faça as alças laterais. No final será preciso unir ou costurar as duas partes.

Veja abaixo um exemplo de gráfico para a calcinha do biquíni de crochê:

biquini de croche sereia parte de baixo

Usando essa base, as alças laterais podem ser feitas como você achar melhor. No video abaixo a artesã ensina a fazer um modelo tanga, amarrado nas laterais:

Nesse vídeo você poderá fazer uma calcinha de biquíni de crochê com elástico e cintura alta:

E aqui temos um gráfico do biquíni completo com as duas partes e a calcinha em cintura alta:

grafico biquini de croche bordado

Sutiã passo a passo

Para tecer a parte de cima do sutiã exige um pouco mais de atenção. Existem algumas técnicas diferenciadas.

A escolha vai variar de acordo com o modelo pretendido. A técnica mais simples consiste em fazer uma correntinha aproximadamente 18 laços, suba 3 correntes e vire a peça, fechando com ponto alto a carreira.

Ao todo serão 15 pontos altos, um para cada laço da corrente. A quantidade de pontos pode variar de acordo com o tamanho da base do busto e depois basta ir aumentando nas laterias.

Depois que os dois bojos estiverem prontos, basta juntas as laterais. Para as alças a dica é criar um cordão grosso que unirá os bojos ao pescoço e as laterais. Você pode trespassar um elástico pelos cordões, conferindo mais firmeza à peça.

Veja um gráfico genérico para a parte de cima do biquíni. Esse é o gráfico do Bojo, e você pode aumentar as carreiras conforme o tamanho e fazer as alças conforme desejar.

sutia biquini de croche grafico

E aqui um vídeo com o sutiã para biquíni de crochê simples:

 

Gráficos e Receitas de Biquínis de Crochê

Agora que você já entendeu o básico, basta usar a criatividade. Abaixo vou colocar as receitas mais bonitas para você fazer os biquínis de crochê, confira:

Biquíni Passione Euroroma

Esse passo a passo foi retirado do blog oficial da Euroroma, e foi feito com o fio Passione:

bikini passione de croche

Execução:

Parte inferior:
Inicie com 14 corr (11 de base + 3 de virada), trabalhe 1 p.a. na 4a. corr a contar da agulha e 1 p.a. em cada das demais corr.

2a., 3a. e 4a. carr: 3 corr, 1 p.a. em cada p.a.

5a. à 16a. carr: 3 corr, 2 p.a. no p.a. seguinte,1 p.a. em cada p.a. até o antepenúltimo ponto, 2 p.a. no penúltimo p.a., 1 p.a. no último ponto.

17a. carr: 15 corr (12 de base + 3 de virada) – acrescente 13 corr no outro lado da peça – 4 p.a. cruzados 2 sobre 2 (= 1 p.a. na 6a. corr a contar da agulha, 1 p.a. na próxima corr, 1 p.a. na 4a. corr a contar da agulha, 1 p.a. na 5a. corr a contar da agulha); cruze novamente 2 sobre 2 p.a. (= pule 2 corr, 1 p.a. em cada das póximas 2 corr, 1 p.a. em cada das 2 corr puladas). Cruze 2 sobre 2 p.a. em toda a carr e termine com 1 p.a. na última corr.

18a. carr: 3 corr, cruze os p.a. como na carr anterior. Corte e arremate o fio.
Prenda o fio nas corr iniciais e trabalhe 16 carr com aumentos nos 2 lados como foi feito na outra parte, a partir da 5a. carr. Termine com as 2 carr de p.a. cruzados.

Trabalhe 2 carr de p.b. em toda a volta da peça. Faça os cordões e passe como mostrado no gráfico. Corte o forro conforme o peça e prenda com pontinhos à mão.

Parte superior:
Trabalhe cada bojo separadamente – Inicie com 8 corr (5 de base + 3 de virada), trabalhe 1 p.a. na 4a. corr a contar da agulha, 1 p.a. em cada das 3 corr seguintes; na última corr faça (3 p.a., 1 corr, 3 p.a.); no outro lado da corr de base faça 1 p.a. em cada corr.

2a. à 7a. carr: 3 corr, 1 p.a. em cada p.a., na corr faça (3 p.a., 1 corr, 3 p.a.); 1 p.a. em cada p.a. Acompanhe o gráfico para finalizar o bojo.

Faça o outro igual, unindo-o ao primeiro com 1 p.bxmo no primeiro picô de cada bojo e nas carr da base (conforme mostra o gráfico).

Corte os forros pela peça de crochê e prenda com pontinhos à mão; antes de finalizar a costura do forro, coloque uma peça do par de bojos e termine a costura.

Faça o cordão e passe na base.

bikini passione de croche parte de baixo bikini passione de croche parte de cima Biquíni de Crochê Marsala

Essa receita foi retirada do blog do Bazar Horizonte e mostra um lindo modelo com bojo e calcinha para os biquínis de crochê.

O tamanho da receita é 38/40 e ela foi criada pela artesã Silvana Costa:

biquini de croche marsala grafico biquini de croche marsala

Execução:

Sutiã – Bojo: Com a ag. nº 2,5 faça uma corr. de 11 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe o bojo seguindo o gráfico.

Terminado o gráfico rem., faça na parte inferior do bojo uma carr. de passa fita = 1 p. a., *1 corr., 1 p. a.* repita de * a * (17 v.) e rem..

Faça dois bojos iguais.

bojo biquini de croche marsala

Calcinha – Costas – Com a ag. nº 2,5 faça uma corr. de 3 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe seguindo o gráfico correspondente. Terminado o gráfico rem..

Calcinha – Frente – Com a ag. nº 2,5 faça uma corr. de 3 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe seguindo o gráfico correspondente. Terminado o gráfico rem..

Acabamento

Sutiã – Com a ag. nº 5 e 4 fio juntos faça uma corr. com 80 cm e rem., faça outra duas corr com 25 cm para as alças.

Passe a corr. de 80 cm entre os p. da carr. de passa fitas para unir os dois bojos.

Prenda bem firme uma corr. de 25 cm na ponta de cada bojo para as alças.

Costure 27 pérolas em cada bojo a intervalos regulares (ver foto).

Calcinha – Costure bem firme as duas pontas do elástico e deixe à espera.

Costure o fundo da calcinha com p. invisíveis para unir frente e costas.

Faça na parte superior de cada lado da frente uma tira com 10 p. a. e 12 carr. e rem.. Costure as tiras laterais na parte das costas da calcinha.

Faça uma carr. de p. b. a toda volta de cada cava das pernas.

Faça uma carr. de p. b. a toda volta da cintura da calcinha revestindo durante a carr., o elástico.

Costure 36 pérolas em cada tira das laterais a intervalos regulares.

Gráficos de Biquíni de crochê

Abaixo reuni vários gráficos legais com receitas de biquínis de crochê que achei pela internet, confira:

biquini molde grafico como fazer biquini de croche com grafico como fazer biquini de croche grafico biquini de croche grafico de biquini de croche grafico modelo biquini de croche grafico receita biquini croche molde biquini de croche receita parte de baixo biquini de croche sutia croche biquini

Inspirações de Biquínis de Crochê – confira os modelos!

Veja abaixo algumas inspirações criativas e fashion para biquínis de crochê:

babado de biquini de croche bikini croche biquini de croche ciganinha biquini de croche ciganinha biquini de croche ciganinha biquini de croche ciganinha biquini de croche diferente biquini de croche fashion biquini-de-croche-de-melancia-23-763x1024 cropped croche biquini

Lembrando que todas essas imagens foram retiradas do Pinterest, caso você conheça a artesã que fez alguma dessas peças é só deixar aqui nos comentários que darei o devido crédito!

Biquíni de Crochê para Crianças e Bebês

Você sabia que existem também modelos infantis?? Pois é, eles são uma graça! Veja algumas inspirações:

biquini de croche bebe biquini de croche infantil biquini de croche para bebe sereia biquini para bebe infantil

Nesse vídeo a artesã Angela Souza ensina a fazer o modelo sereia para bebê de 8 meses:

Videos com Passo a Passo para fazer Biquíni de Crochê

E aí, o que achou das inspirações? São ótimas , né! Aproveite que o verão está chegando e prepare seu estoque para vender muitas peças.

Agora para finalizar, reuni para você alguns videos legais de modelos de biquínis de crochê com o passo a passo completo, confira:

PASSO A PASSO biquíni de crochê com babadinho

DIY – Biquíni de Crochê Super Fácil Passo a Passo

Biquíni de Crochê Anne – Professora Simone

Biquíni de crochê Ponto Escamas / Crocodilo para iniciantes +passo a passo fácil de fazer

Espero que tenha gostado das ideias e inspirações. Se você tiver alguma ideia, inspiração ou aula passo a passo para compartilhar, deixe aqui nos comentários.

Abraços e até a próxima!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.