As Caixas Organizadoras são um verdadeiro aliado na hora de organizar a casa e decorar. Para quem possui estantes, nichos e prateleiras em casa, não existe nada melhor do que estas caixas organizadoras para esconder a bagunça.

O problema é que uma caixa organizadora bonita pode sair caro, e as versões baratas são boas para armários mas acabam ficando feias nas estantes e prateleiras. Então, se você tem um ambiente aberto e deseja usar caixas organizadoras para guardar a bagunça e ao mesmo tempo deixá-las à vista fazendo parte da decoração, uma opção mais barata (e ecológica) é fazer caixas organizadoras recicladas, como essa que irei mostrar no artigo.

Procurando na internet, encontrei esse projeto lindo da Elizabeth Joan Designs:

caixa organizadora reciclada

Nesse DIY, a artista reaproveitou caixas comuns de papelão, que você pode pegar de graça no supermercado, e transformou-a em uma inda caixa organizadora decorada.

Veja algumas variações desse DIY, em alguns deles não dá nem para perceber que a caixa é de papelão:

Caixa Organizadora Reciclada DIY (1)

E aí, que tal reaproveitar algo que iria para o lixo e transformar em uma linda caixa organizadora reciclada? Vamos ao passo-a-passo:

Passo-a-Passo DIY : Caixa Organizadora Reciclada

Vamos agora ao passo-a-passo completo para fazer sua caixa organizadora reciclada. Aqui, basta usar sua imaginação e paciência! Os créditos das imagens estão nas respectivas fotos.

Materiais

Você irá precisar de:

  • 1 Caixa de papelão, do tamanho que preferir. Pode ser uma caixa de sapato, de supermercado, e até caixotes de feira. Tudo dependerá do tamanho e do formato que você deseja e tem disponível.
  • Fio de juta, corda, ou fio de algodão (Dica: esses fios vendem nos armarinhos e lojas de jardinagem/decoração. Para fios coloridos, você pode usar fio de malha, fio Barroco 6 ou Barbantes Euroroma, comumente usados no crochê para fazer tapetes).
  • (opcional)Tecido, papel contact, tecido adesivo ou tinta para decorar o interior caso deseje.
  • Cola quente
  • Tesoura

Passo-a-passo:

Corte as bordas da caixa, para que ela fique da seguinte forma:

diy caixa decorada

Agora, use a juta, corda ou o que você preferir para “encapar” a caixa, tomando bastante cuidado para fixá-lo corretamente com a cola quente, especialmente nos cantos. Faça vários pingos de cola para que o fio não se solte, mas cuidado para não usar cola em excesso e ficar feio:

reciclagem caixa papelao diy

Essa etapa precisa de bastante cuidado e paciência. Quanto mais grosso for o fio utilizado, mais fácil e rápido será o processo. Faça isso até atingir o topo da caixa:

caixa organizadora papelao reciclado

Agora, basta encapar o interior, se desejar. Você pode colar um pedaço de tecido, ou usar papel contact. Na imagem abaixo, a artista escolheu usara um pedaço de tecido branco comum com costura nas extremidades para forrar o interior da caixa:

como reaproveitar caixa de papelao na decoracao

Se você não sabe costurar, apenas corte retângulos de tecido e use cola comum, cola pano ou cola siliconada para fixar no fundo da caixa.  Mesmo que no interior fique feio, não tem problema, pois a parte mais importante é a exterior. Esse revestimento serve para que os objetos guardados dentro da caixa organizadora não fiquem em contato direto com o papelão.

Se você achar essa etapa difícil, pode encapar o interior com papel contact ou tecido adesivo antes de enfeitar a parte de fora.  Outra ideia interessante é usar uma fronha de travesseiro para isso, pois ela já é retangular. Você também pode pintar o interior com tinta acrílica ou spray.

caixa organizadora reciclada passo a passo

Confira também nossas outras dicas de DIY:

DIY: Como fazer uma bandeja espelhada – Simples e barata!

Ideias de decoracao com pallets

Estante com Cano de PVC: Confira o Passo-a-passo e Ideias de DIY Fáceis

Caixa Organizadora Reciclada DIY (4)

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.