Top 5 Alimentos Alcalinos que Ajudam a Prevenir e Combater o Câncer

O Câncer é hoje uma das doenças que mais matam pessoas em todo o mundo. Nosso estilo de vida sedentário e a alimentação incorreta, além do contato com substâncias químicas e poluição contribuem para o aparecimento dessa doença.  Então, prevenir ou lutar contra o câncer significa uma mudança total no estilo de vida, para voltar as nossas raízes e consumir alimentos e produtos mais naturais e benéficos para a saúde.

É aí que entram os alimentos alcalinos. Segundo o Dr. Lair Ribeiro, 95% dos casos de câncer só se desenvolvem em ambientes ácidos, então quando você ingere um alimento ou líquido alcalino pode prevenir o câncer ou evitar que se desenvolva. Todas as reações do nosso metabolismo produzem ácidos, e nosso corpo possui meios naturais para neutralizar essa acidez, e os alimentos alcalinos ajudam na manutenção desse quadro.

Neste artigo, vou mostrar para você 5 alimentos alcalinos fáceis de encontrar que podem ser incluídos na sua dieta para prevenir ou ajudar a tratar o câncer. O ideal é consumir esses alimentos crus, sem processar ou cozinhar, para aproveitar melhor as suas propriedades alcalinas e também as suas vitaminas e minerais. Então, vamos para a lista!

1. Acelga

acelga previne cancer

A acelga é muito conhecida no meio da saúde por fazer muito bem para o organismo. Existem vários tipos de acelga, e seu gosto costuma ser levemente amargo ou picante dependendo do tipo. Mesmo assim, todas as suas variações são alcalinas e possuem propriedades excelentes para a saúde e ajudam a prevenir e combater o câncer.Seus benefícios são imensos, principalmente, para o controle do açúcar no sangue e para inflamações, além de ser ótimo para quem está de dieta, já que contém apenas 35 calorias.

Os antioxidantes ricamente presentes na acelga agem na prevenção do câncer. Eles são capazes de combater a ação dos radicais livres. Também podemos dizer que a própria clorofila da acelga luta contra os principais causadores do câncer. Além disso, os fitonutrientes zeaxantina, luteína, beta-caroteno e as vitaminas E e C tem se mostrado eficaz em evitar o câncer, principalmente o de cólon.

2. Melancia

A melancia também é extremamente benéfica para a saúde, e é muito eficaz para reduzir o risco de câncer e fortalecer o sistema imunológico de quem está lutando contra a doença. A Melancia possui antioxidantes e licopeno, que são associados à redução na produção de células cancerígenas, especialmente as relacionadas ao câncer de próstata.

3. Linhaça

A linhaça é uma semente que possui muitas fibras e vitamina E, e é um alimento alcalino. Isso significa que a Linhaça ajuda no combate às inflamações no corpo, além de ser capaz de diminuir os sintomas incômodos da menopausa.

linhaça para prevenir cancer

Algumas das propriedades benéficas da linhaça são:

  • Ômega 3: também conhecido como gorduras boas, encontrada apenas em alimentos, pois não são produzidas pelo corpo humano.
  • Lignanas: gordura vegetal parecida com o estrogênio que possui uma ação antioxidante eliminando os radicais livres e prevenindo o envelhecimento. A linhaça é o alimento que mais possui lignanas.
  • Fibras: elemento fundamental da alimentação que podem ser solúveis e insolúveis. As fibras solúveis formam uma pasta gelatinosa em contato com a água e reduz à diabetes e o colesterol.

Vários estudos mostram que a semente de linhaça é um alimento preventivo contra o câncer de mama, ovário e cólon. Isso se deve a alta concentração do ômega 3, que tem se mostrado benéfico contra o crescimento das células cancerígenas. No caso do câncer de mama, a presença de ligninas serve como proteção e impedem a multiplicação do câncer.

 4. Cenoura

A cenoura contém falcarinol e falcarindiol que é um pesticida natural produzido pela cenoura que protege as raízes de doenças fúngicas, sua função no organismo é reduzir o risco do câncer do pulmão, da mama e do cólon.

5. Couve-flor

Rica em antioxidantes. Acredita-se que exista uma relação entre a ingestão couve flor e chances menores do desenvolvimento de tumores agressivos, principalmente na próstata e de mama. O motivo está ligado às substâncias presentes na couve-flor, relacionadas com a eliminação de toxinas do corpo e também com os antioxidantes que contribuem para uma proteção maior do organismo.

 

Estes foram os 5 alimentos alcalinos que ajudam a combater e prevenir o câncer. Alie o consumo destes alimentos com um estilo de vida ativo e saudável e você poderá fortalecer seu sistema imunológico e prevenir o câncer, além de ajudar a tratar a sua doença e melhorar seu bem estar geral. Evite alimentos industrializados e o consumo de amido refinado (farinha branca) e açúcares, e sua vida dará um salto de qualidade!

Vale ressaltar que estes alimentos são sugestões de consumo. O ideal é sempre consultar um nutricionista e caso você esteja em tratamento de câncer, siga as recomendações do seu médico sempre, antes de realizar mudanças na sua vida. A opinião do profissional é importante e não pode ser substituída.

Além destes alimentos que citei no artigo, encontrei na internet algumas imagens com dicas de alimentos alcalinos, tanto para quem quer fazer a dieta alcalina, quanto para quem deseja fortalecer o sistema imunológico e ajudar no tratamento de doenças e do câncer. Confira abaixo:

alimentos alcalinos alimentos alcalinos contra o cancer tabela dieta alcalina dieta alcalina alimentos

E aí, gostou do artigo? Deixe seus comentários aqui e compartilhe com os amigos!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui