A umidade na casa é um problema muito comum nas casas brasileiras. Existem várias razões para a origem dessa umidade, então você precisa saber de onde ela vem para então poder eliminar o problema. Quem possui crianças em casa ou problemas respiratórios deve ter atenção redobrada, pois a presença da umidade favorece o crescimento de fungos que soltam partículas no ar e prejudicam a saúde respiratória. Além de estragar os móveis, eletrodomésticos e estofados.

umidade na casa acabar

Para podemos identificar qual é a melhor solução para tirar a umidade ou diminuir, é preciso entender primeiro as principais causas do seu aparecimento.

Principais Causas da Umidade da Casa

A umidade pode aparecer em diversas formas, sendo os seguintes fatores as causas mais comuns:

Chuvas

As chuvas são a principal causa do aumento da umidade na casa. Chuvas em excesso poderão causar o acúmulo de água no teto e na parte superior das paredes, podendo progredir para outras zonas com o tempo, principalmente se houver infiltrações na casa. A água da chuva também pode se acumular no solo, e caso não houver uma impermeabilização correta no alicerce da casa, essa água infiltra pela parte de baixo e pode provocar rachaduras.

As casas antigas são as que estão mais susceptíveis a este tipo de umidade, pois as construções mais modernas já utilizam técnicas e materiais próprios de revestimento impermeáveis.  Então, como resolver a umidade provocada pelas chuvas?

Em primeiro lugar, você deverá procurar a origem ao invés de combater o efeito! Em muitos casos, este tipo de umidade acontece porque existem telhas rachadas ou alguma fissura nas juntas. Verifique o telhado e limpe as manchas provocadas pela umidade nas paredes. Após a limpeza, aplique um novo revestimento na parede. Outra solução é buscar utilizar texturas nas paredes externas, pois elas também combatem o acúmulo da água. Depois de ter verificado o telhado, comece por limpar as manchas provocadas pela humidade. Poderá utilizar vários materiais, mas se utilizar água e lixivia consegue resolver o problema.

Vazamentos no Encanamento e Infiltrações

Esta é outra causa comum para o aparecimento de umidade nas paredes – é possível existir algum cano rachado ou mal vedado na sua casa ou no andar de cima, no caso dos apartamentos. Esse tipo de problema normalmente aparece na forma de bolor ou bolhas de água e tinta nas paredes, podendo inclusive aparecer na forma de uma verdadeira cachoeira na parede.

A única solução neste caso é buscar um especialista para identificar de onde está indo o vazamento e realizar o devido conserto. É muito importante procurar solucionar o problema o quanto antes, pois ele pode se agravar rapidamente e causar verdadeiros desastres na sua casa.

Umidade provocada pela condensação

Este é um fator importante que provoca umidade dentro da casa. Ocorre principalmente no inverno ou em casas com má circulação de ar. Neste período, costumamos secar a roupa dentro de casa, tomar banhos mais quentes e até utilizar aquecedores. Tudo isso faz com que a água presa dentro de casa evapore e condense, normalmente perto dos locais onde existe essa fonte de água, como banheiro , cozinha e área de serviço. Normalmente provoca um cheiro forte de mofo e podem surgir bolores nas paredes e nos rejuntes.

 

Para resolver esse problema, você precisará ventilar bem a área onde ele ocorre e evitar secar roupas e toalhas dentro de casa. Caso isso não resolva, você poderá usar alguns artifícios como cristais de cloreto de cálcio ou silica que são vendidos nos supermercados ou um desumidificador de ar.

Agora que você já entendeu as principais causas da umidade dentro de casa, vamos falar de dicas específicas para os casos e reclamações mais comuns:

Como tirar a umidade de ambientes fechados

Em épocas de chuvas e no frio é comum mantermos as janelas e portas fechadas, prejudicando a circulação de ar e provocando o excesso de umidade. Para evitar este problema, existem três dicas que você pode utilizar:

  • Mantenha as Janelas abertas: a circulação de ar é o modo mais fácil de diminuir a umidade do ambiente e reduzir as chances de crescer mofo e fungos. Tente manter a janela no mínimo semiaberta, mesmo no frio, para que exista alguma corrente de ar. Se não for possível, você pode usar ventiladores (se estiver no inverno, ligue um pouco os ventiladores dos cômodos que sua família não estiver utilizando no momento).
  • Giz e Carvão: estes dois elementos são conhecidos como absorvedores naturais de umidade. Espalhe pedaços de giz e carvão embrulhados em tecidos com furos (como um tule) . Esse procedimento funciona melhor em ambientes pequenos , como armários e gavetas
  • Desumidificador de ar: você sabia que existem eletrodomésticos próprios pare retirar o excesso de umidade do ambiente? Eles funcionam como um filtro, e é possível controlar o nível de umidade do ambiente , além de também funcionarem como aquecedores.

Veja abaixo alguns modelos comuns de desumidificadores de ar:

desumidificador de ar komeko bivolt
desumidificador de ar komeko bivolt

 

O Desumidificador Antimofo Permanente da linha Airlife da Komeko é uma excelente opção para melhorar o ar de espaços pequenos da casa. Ideal para pessoas alérgicas, a função deste aparelho é reduzir os fungos, agentes alérgicos e microorganismos que estiverem no ambiente.

Preço Médio: R$ 199.00

Clique Aqui para Saber Mais (Lojas Americanas)

 

Desumidificador de Ar Relaxmedic Relaxair

Desumidificador de Ar Relaxmedic RelaxairSubstitua seu desumidificador descartável! O Relaxair DA881 é ideal para usar em pequenos espaços como armários, closets e até mesmo dentro dos sapatos.

Plugue o aparelho na tomada para dissipar a umidade do umidificador. Com utilização ilimitada é uma econômica e ecológica alternativa.

– Visor com indicador do nível de umidade absorvido
– Portátil: pode ser usado em armários, closets, caixas e dentro dos sapatos
– Ecológico: depois de saturado, plugue na tomada para retirar a umidade e reutilize
– Vida ilimitada: um produto para usar por tempo indeterminado

Valor: 399.90  (Lojas Americanas)

Clique Aqui para Saber Mais

Além disso, também é possível tirar a umidade do ambiente pelo simples uso do ar condicionado. A função dele não é essa, mas a redução da umidade é um efeito colateral provocado pelos aparelhos. Mas vale ressaltar que se o seu problema de umidade é relevante, como no caso de pessoas alérgicas, a melhor opção é considerar o uso dos desumidificadores de ar próprios para essa função como os mostrados acima.

Como tirar a umidade das paredes

Se a parede já possuir mancha de mofo e bolhas na tinta ou reboco, é preciso primeiro remover estes danos e identificar a origem do problema, que pode ser no telhado, no encanamento ou alguma fonte de umidade por condensação, que foi explicado no início do artigo. Se você já identificou e eliminou a origem da umidade, é preciso agora reparar os danos e evitar novos focos de formação de mofo:

  • Se tiver mofo, limpe o local com água sanitária e esperar secar;
  • Lixar a parede, removendo toda a pintura existente;
  • Caso o reboco esteja soltando, remova-o também.
  • Em seguida, aplique revestimentos impermeabilizantes, que podem ser desde tintas até revestimentos próprios para aplicação nestas situações.

É importante impermeabilizar tanto a parede externa quanto interna da casa, além dos pisos e rejuntes. Essa ação irá evitar problemas futuros e irá aumentar a vida útil dos pisos , azulejos e da tinta das paredes da sua casa.

Como tirar umidade do guarda roupa

Antes de tudo, observe se não há alguma infiltração na parede onde seu armário está encostado. Se esse não for o caso, siga o seguinte procedimento:

1- Tire todas as roupas do guarda-roupa.

2- Com um aspirador de pó ou um pano de microfibra, retire todo o “pozinho” do mofo.

3- Para matar os fungos, passe no guarda-roupa um pano umedecido em água sanitária.

4- Para secar completamente, deixe as portas do guarda-roupa abertas por um dia.

5- Para evitar que um novo foco de fungos se instale novamente em seu armário, antes de guardar as suas roupas, verifique uma a uma se apresentam manchas de mofo.

6- Se alguma peça estiver mofada, molhe a mancha com leite e deixe-a exposta ao sol até secar. Em seguida, lave normalmente.

7- Para as manchas de mofo mais resistentes: deixe a peça de molho por alguns minutos em água fervendo com sal. Depois coloque sobre cada mancha suco de limão e sal, deixe agir por algumas horas. Lave normalmente.

Para evitar o excesso de umidade e a formação de mofo no guarda-roupas, após o procedimento acima, você pode também usar as seguintes receitas caseiras para acabar com o problema:

Pendurar giz de quadro negro dentro dos armários e guarda-roupas. O giz é um material que atrai umidade e dentro do armário ele vai acumular toda a umidade que existe ali. Quando o giz ficar saturado, você pode trocá-lo por outro. Você pode amarrar 5 bastões de giz com uma fita e pendurá-los no interior do armário. Se preferir, pode colocá-los dentro de um saquinho de filó.

como tirar a umidade e o mofo do guarda roupas

Para atenuar o mau cheiro causado pelo bolor, espalhe cravos-da-índia dentro do armário.

Por fim, você também pode usar produtos próprios para esse fim, como o Secar, que é um anti mofo que suga a umidade do ar e é próprio para utilizar nas gavetas e armários:

Como tirar a umidade do banheiro, cozinha e pisos

Locais como a cozinha e o banheiro são ótimos para a proliferação de mofo, pois usamos água constantemente, e além da água respingar por todo o ambiente, ainda resta o vapor do banho e da limpeza em geral. Por isso, nestes casos é importante utilizar bons revestimentos impermeabilizantes, azulejos e tintas próprias para estes ambientes. Atualmente existem opções mais modernas de rejuntes que não acumulam mofo e umidade, mas nas casas antigas este ainda é um problema. Para estes casos, você pode utilizar uma receita caseira de antimofo como a abaixo:

Receita de Anti mofo Caseiro:

Você irá precisa de 250ml de vinagre de álcool branco e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture os dois (use um recipiente alto pois irá evervescer). Coloque tudo em um borrifacor e use nas superfícies que desejar. Finalize com um pano seco após 10 minutos.

antimofo caseiro receita

No caso de pisos e rejuntes, você pode aplicar o vinagre de álcool diretamente nos locais afetados (ou em todo o rejunte, de maneira preventiva). Deixe agir por 10 minutos e finalize com um pano de chão normalmente. O vinagre é uma ótima solução para combater o mofo de qualquer superfície ou ambiente.

Para evitar manchas escuras de mofo, quando fizer a limpeza, é recomendável utilizar água sanitária, ou algum amoníaco como o Lysoform, pois eles irão matar as bactérias e fungos que existirem ali e evitarão a formação de lodo e mofos no local.

lysoform antimofo

E aí, o que achou das dicas? Hoje o post foi bem extenso, mas achei importante detalhar aqui as principais estratégias para acabar com a umidade da casa e o mofo nas paredes, rejuntes, pisos e nos ambientes fechados como o guarda-roupas e gavetas. Deixe seu comentário e compartilhe com as amigas! Se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma sugestão sobre receitinhas caseira e dicas para a casa, deixe seu recado aqui nos comentários também!

Beijos e até a próxima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.