Bougainville ou Primavera – Conheça e cultive esse Espetáculo da Natureza

Thumb Bougainville ou Primavera – Conheça e cultive esse Espetáculo da Natureza

De origem brasileira, a primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra) – também conhecida como buganvília, ceboleiro, três-marias ou flor-de-papel – é uma espécie rústica, que exige poucos cuidados.

Seu nome foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu para o resto do mundo. As belas e coloridas “flores” da primavera não são exatamente as flores da planta: são brácteas (folhas modificadas) que envolvem as verdadeiras, e relativamente insignificantes, flores amareladas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja.

Bougainvillea

Características da Primavera

Por ser uma árvore muito conhecida, já foram feitas misturas com dezenas de formas, cores e inclusive existem árvores com flores de várias cores.

primavera Bougainvillea

A primavera pode atingir de 5 a 10 metros de altura. Fácil de cuidar, trata-se de uma planta rústica que se adapta a vários tipos de clima. Inclusive, ela é muito resistente a variações bruscas de temperatura, e por isso pode ser encontrada no Brasil inteiro.

Apesar disso, os climas quentes e úmidos são os preferidos da planta.

Como cultivar a Primavera

A primavera se reproduz por alporquia ou pelo plantio dos galhos.

É uma planta fácil de se cuidar, e exige regas quinzenais. Para um melhor desenvolvimento, o recomendável é plantá-la em local bem iluminado, com várias horas de sol por dia. Em épocas muito quentes ou quando está logo após o plantio, é preciso aumentar a frequência das regas.

Vale ressaltar que a primavera também cresce apoiando-se em outras plantas. Então você pode plantá-la perto de algum tronco ou em pilares e superfícies que seus galhos podem se agarrar.

primavera jardim decoração  Bougainville

Recomenda-se podar a planta regularmente, para remover os galhos secos e doentes e estimular a floração. Após a poda, é necessário adubar com adubos orgânicos ricos em fósforo.

Pragas na Primavera

Apesar de ser uma planta rústica e resistente, a primavera pode ser atacada por lagartas ou fungos.

No caso das lagartas, é recomendável retirá-las manualmente. Para os fungos, basta borrifar com um bom fungicida, tomando cuidado para não encharcar o solo.

primavera como plantar

Conclusão

A primavera é uma ótima opção de planta resistente e fácil de cuidar. Seu jardim ficará lindo quando suas flores coloridas surgirem. Apenas é importante saber que ela se alastra facilmente, então é recomendável possuir um bom espaço para a planta crescer e se desenvolver.

Veja abaixo algumas inspirações de jardins com primavera:

casa Bougainville

Jardim rústico e Vintage:

jardim com Bougainville primavera

A primavera também pode ser cultivada como Bonsai , em vasos menores :

Bougainville primavera bonsai

Envie seu comentário:

Você também pode gostar:



Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE