Você quer aprender como plantar suculentas? Então chegou ao lugar certo!

As suculentas são plantinhas maravilhosas, fáceis de cuidar e que qualquer pessoa pode ter em casa.

Você pode encontrar suculentas em qualquer floricultura, e até no supermercado! O único “problema” é que muitas vezes elas são vendidas em vasos muito pequenos, e é preciso um vaso maior para a planta se desenvolver.

Por isso, é importante aprender como plantar suculentas da forma certa, mudando para um vaso maior. Confira aqui o passo a passo!

Como Plantar Suculentas

As suculentas são muito fáceis de plantar. Você pode usar vasos de plástico, barro, materiais recicláveis, como potinhos de iogurte, latinhas de sardinha, enfim, o que tiver disponível em casa.

plantando suculentas

Aqui no blog já ensinei como plantar suculentas em rolha de cortiça e também 7 Ideias de Vasos Criativos de Suculentas para você fazer Hoje Mesmo!

Todo tipo de recipiente pode ser usado pra plantar suculentas, desde que ele seja bem drenado. É importante nunca esquecer de fazer os furinhos nos vasos porque se você não fizer isso, ao molhar a planta o vaso vai encharcar e sua planta irá apodrecer.

Logo, independente do recipiente, sempre verifique se ele será bem drenado.

Você pode usar os furinhos no vaso, argila expandida, brita ou cacos de telha no fundo do vaso para melhorar a drenagem.

Passo a Passo para Plantar Suculentas

Prepare o vaso conforme as orientações em cima. No caso de vasos pequenos, não é necessário colocar pedra ou telha para drenar , devido ao tamanho.

Coloque o substrato pronto no vaso. Esse substrato pode ser feito em casa ou comprado direto da floricultura. Eles vendem sacos prontos de substrato próprio para plantas, e isso facilita muito a vida.

Cuidado ao manusear a terra: muitas pessoas tem alergia e ficam com a mão ressecada. Logo, é importante usar luvas.

Tirando a suculenta do vaso

Para tirar a suculenta do vaso original, aperte o vaso e dê batidas no fundo. Isso irá soltar a terra e facilitar o plantio. Você irá conseguir tirar um torrão de terra com as raízes da planta junto.

É normal a suculenta quebrar ou soltar algumas folhas durante o processo, mas não se preocupe. Basta plantar tudo que ela irá crescer da mesma forma. Você pode inclusive transformar uma única suculenta em várias plantas.

como plantar suculentas no vaso

Agora, coloque o torrão com a planta no vaso e complete com o restante do substrato. Aperte bem a terra e as laterais do vaso para que não sobre espaço entre o vaso e a planta.

Finalizando o Processo

Agora que a sua suculenta já está acomodada na terra, coloque pedriscos ou areia na superfície. Essa dica ajuda a suculenta a manter a umidade da terra e previne alguns parasitas.

como transplantar suculentas

Veja no vídeo abaixo um passo a passo completo:

Agora que seu vaso já está pronto, coloque-o em um lugar ensolarado, de preferência o sol da manhã. Molhe a terra sempre que necessário – lembre-se que a suculenta é um cacto. Observe o solo e veja se é necessário regar. O ideal é deixar a terra secar completamente antes da próxima rega.

Se você quiser um manual completo para plantar e cuidar de qualquer tipo de suculenta, confira essa página.

Conclusão

As suculentas são plantas fáceis de cuidar e plantar. No artigo de hoje você aprendeu uma maneira muito fácil de plantar suculentas. Não tem erro .

Mesmo se a suculenta quebrar, deixe-a plantada e em algumas semanas ela irá se recuperar e ainda propagar mais mudas!

Veja abaixo algumas inspirações lindas de jardins de suculentas:

como plantar suculentas no vaso Vasos criativos com suculentas vasos diferentes para suculentas suculenta jardim