Você sabia que é possível plantar vários vegetais em casa e ter sua própria horta orgânica?

Existem muitos vegetais que compramos na feira ou no supermercado que podem ser plantados em casa. É possível com apenas um plantio, ter colheitas para sempre!

Além de economizar muito dinheiro, você pode cultivar essas verduras e vegetais em casa mesmo, em vasos pequenos. Não é preciso ter um quintal grande, e inclusive você pode usar uma janela ou a sacada do seu apartamento.

Aqui no blog já falei sobre o tomilho, alecrim e hortelã, e nesse artigo vou explicar melhor sobre outros vegetais também.

Então, da próxima vez que você for ao supermercado, preste atenção! Escolha vegetais mais frescos, pois esses tem maior chance de poderem ser propagados em casa.

Confira agora 7 vegetais que você pode plantar em casa:

1 – Alface Romana

como plantar alface romana em casa

Sim! Você pode plantar alface romana em casa. Pegue um pé da alface romana e use a parte inferior. Coloque os tocos da alface em 2 cm de água limpa.

Depois de alguns dias começarão a surgir novas folhas e raízes. Neste ponto, transplante a alface para o solo. As folhas podem crescer até duas vezes de tamanho. Você terá um novo pé de alface! E esse mesmo procedimento pode ser feito também com couve.

2 – Couve

como plantar couve em casa

Para plantar couve, coloque a raiz em água limpa em uma área bem iluminada. Sem sol direto, pode ser perto de uma janela ou sacada de vidro.

Após 1 a 2 semanas, as raízes estarão mais fortes e você poderá transplanta-las para um pote com terra.

Mantenha essa terra úmida e após algum tempo os brotos irão surgir!

3- Manjericão

Como plantar manjericão em casa

Para plantar o manjericão na sua horta orgânica, é preciso usar estacas.

Coloque o manjericão em hastes de 10 cm em um copo de água e deixe-o em um lugar bem iluminado, recebendo luz solar direta.

Quando as raízes tiverem cerca de 5 cm, transfira para um vaso com terra.

Com o tempo, eles irão crescer por completo.

4 – Coentro

como plantar coentro em casa

Para plantar coentro, você pode colocar os caules em um copo com água. Eles poderão crescer e criar raízes. Após ter raízes compridas e firmes, transplante-as para um pote com terra.

O ideal é manter o vaso em um local bem iluminado, e após alguns meses você terá plantas crescidas.

5 – Aipo

como plantar aipo

Use o bulbo do aipo (o fundo que sobrou) para fazê-lo voltar a crescer.

Corte a base e coloque em uma tigela rasa ou pires no sol. As folhas vão engrossar e crescer com o tempo. Depois de três dias, você já poderá transferir para o solo.

6- Alho

como plantar alho em casa

Os brotos de alho surgem diretamente a partir do dente de alho. Esses brotos são interessantes para a cozinha, pois possuem sabor mais suave e podem ser usados em massa, saladas e outros pratos.

Com o tempo, eles brotam sozinhos

Após começarem a brotar, coloque-os em um copo com pouca água.

Veja no vídeo abaixo uma dica de como plantar alho em vaso:

7 – Cebolinha Verde

como plantar cebolinha em casa

Se você comprou cebolinha com as raízes, não descarte. Corte as folhas, deixe cerca de 3 cm de cebolinha ligada à raiz e coloque em um copo com água em um local bem iluminado.

Com o passar dos dias , crescerão novas folhinhas! É só ir colhendo com o tempo e você sempre terá muita cebolinha para temperar seus alimentos.

Lembre-se sempre que, em qualquer técnica que use água, esta deve ser trocada todos os dias, para as raízes não apodrecerem.

Espero que tenha gostado do artigo, e te vejo na próxima!

Veja também: 5 Ideias de Jardim Vertical para Apartamentos e Varandas

vegetais para plantar em casa na horta caseira