Kefir de leite é um tipo de iogurte probiótico produzido pela fermentação do leite, mas ele possui mais nutrientes e propriedades medicinais.

O Kefir é rico em leveduras como Torula Kefir e Saccharomyces kefir. Essas leveduras matam os agentes que são prejudiciais à sua saúde intestinal, melhorando a saúde e o funcionamento do intestino.

Esse probiótico natural pode ser feito a partir do leite ou da água. Neste artigo, você irá aprender como produzir o kefir de leite e como cuidar dele. Uma vez feito, basta cuidar direitinho e você terá uma fonte inesgotável de kefir.

Como Produzir Kefir de Leite passo-a-passo

Os ingredientes necessários para produzir o Kefir de leite são as sementes do kefir e o leite. A semente de kefir pode ser obtida através de doações.

O Kefir de leite pode ser criado a partir de qualquer tipo de leite, como leite de vaca, leite de soja, leite de coco, arroz, etc.

Coloque as sementes dentro de um pote plástico ou cerâmico com tampa e cobra-as com 1 a 2 copos de leite. Feche bem e deixe em repouso em um ambiente seco e escuro. O líquido fica fermentando por 24 horas, em uma temperatura morna de 18 a 30 graus.

kefir de leite como fazer

Após esse tempo, basta coar o leite e os grãos de kefir podem ser adicionados a outro leite, criando mais kefir. O líquido que foi coado pode ser ingerido puro ou misturado em receitas com kefir.

Veja também: Receita de Requeijão de Kefir Natural Caseiro

Você pode guardar esse líquido na geladeira se preferir, mas as sementes devem ser armazenadas em temperatura ambiente.

Ao repetir o processo, sempre lave o pote que foi usado. Cuidado para não usar água ou leite quente, pois eles matam os probióticos presentes no Kefir.

Benefícios do Kefir

Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:

  • Incrementa o valor biológico das proteínas do leite
  • Sintetiza o ácido láctico, o que diminui a intolerância à lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca
  • Sintetiza vitaminas do complexo B
  • Aumenta a resistência a infecções
  • Fortalece o sistema imunológico (já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de aids, câncer e herpes)
  • Acalma o sistema nervoso e, por isso, beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outros problemas
  • Restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protetora
  • Regula a flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto em diarreia; reduz a flatulência e melhora de forma geral todo o sistema digestivo
  • Diminui o colesterol ruim

beneficios do kefir

O efeito de “limpeza” que o kefir exerce em todo o corpo ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma ótima saúde e aumento da longevidade.

Se você não consegue Cuidar do Kefir em casa, não se preocupe! Existem muitos suplementos de Kefir em cápsulas, que terão os efeitos originais do Kefir. Veja nesse link algumas opções para comprar kefir em cápsulas pela internet. 

Como Cuidar do Kefir de Leite

Não existem muitos segredos para cuidar do Kefir, basta sempre adicioná-lo a um novo pote de leite. Não deixe secar nem esquente demais. Também não é recomendável armazená-lo em potes de metal ou usar colheres e utensílios metálicos para manuseá-lo.

https://www.buscape.com.br/search/kit-kefir?fromSearchBox=true&produto=kit+kefir

Como Saber se o Kefir Estragou ou Morreu?

Primeiro você tem que saber como é a aparência e a textura normal de seu kefir, ele tem que estar branco e com uma textura elásticas, fica parecendo um sagu, um pouco maior.

Quando for preparar seus grãos sempre olhe a cor e a textura, os que não estiverem brancos e sim marrom, rosa, amarelo ou qualquer outra cor que não seja branco, retire-os e jogue fora. Se todos os grãos estiverem de cor diferente ao branco, significa que seu kefir estragou.

Outro sinal de que sua colonia de kefir morreu é o cheiro, se estiver com cheiro meio azedo bem desagradável, significa que seu kefir morreu.

kefir de leite como cuidar

Se você por acaso optou por desidratar seus grãos e conservá-los secos, da para saber se estão mortos devido a sua cor. Se estiver com pontos verdes ou totalmente marrom mesmo que seja claro, seus grãos de kefir estão mortos.

kefir de leite

 

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.