Docinhos Coloridos são  uma opção super criativa para festas em geral, especialmente para as festas infantis. Além de serem deliciosos, você pode usá-los como parte da decoração. Neste artigo, você irá encontrar receitas de docinhos coloridos naturais, feitos com suco, e também os artificiais com corantes. As escolhas são inúmeras, e você pode ir até onde a sua imaginação chegar!

Além das cores criativas dos docinhos em si, é também uma ótima ideia colocar confeitos coloridos e decorações em cima deles, para dar um ar maior de sofisticação ou transformá-los em docinhos temáticos para combinar com a decoração da festa.

Gostou da ideia? Então vamos ao conteúdo!

Brigadeiro Colorido

Os brigadeiros coloridos são deliciosos e perfeitos para as festas infantis. O brigadeiro é um doce tradicional e obrigatório em qualquer festa.

Para deixá-los coloridos, você pode comprar chocolate granulado ou bolinhas coloridas para enrolá-los e manter o interior com a receita do brigadeiro tradicional de chocolate.

receita de brigadeiro colorido

Além dessa opção, é possível  colorir a massa fugindo do marrom tradicional vindo do chocolate. E o melhor de tudo: usando um ingrediente super simples que qualquer pessoa tem em casa. Veja a receita:

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de margarina

1/2 caixinha de gelatina colorida. O sabor dependerá da cor que você deseja: amarelo pode ser abacaxi ou maracujá, laranja, roxo para uva, vermelho ou rosa para morango, etc.

Passo-a-Passo

Coloque o leite condensado e a margarina em uma panela. Mantenha em fogo baixo misturando bem por 2 a 3 minutos. Em seguida, misture a gelatina, sempre mexendo bastante até dar o ponto do brigadeiro. O ponto correto do brigadeiro colorido ou tradicional é quando ele começa a desgrudar do fundo da panela.

Retire e deixe esfriar em um prato. Se você deseja realçar o sabor, cubra o prato com papel filme e deixe na geladeira de um dia para o outro para endurecer.

Quando esfriar, unte as mãos com manteiga ou margarina e enrole as bolinhas. Aqui você pode comprar granulados e confeitos coloridos para combinar com a massa do brigadeiro.

Beijinho Colorido com Corante

O beijinho é outro doce super tradicional em qualquer festa, infantil ou não. Como a massa dele é naturalmente clara, é mais fácil deixá-la colorida simplesmente misturando corante na receita original.

docinho colorido com corante

O que é importante aqui é usar um corante de ótima qualidade. Isso acontece porque o corante em pó pode alterar a textura do beijinho. Se ele for de má qualidade o resultado final será ruim.

Ingredientes

1 lata de leite condensado

50 g de coco ralado sem açúcar

½ colher de chá de corante alimentício na cor desejada

açúcar cristal (pode ser colorido, na cor desejada)

Passo-a-Passo

Misture o leite condensado, coco e o corante e deixe descansar por 10 minutos para hidratar o coco. Leve a mistura para uma panela em fogo baixo, mexendo até que dê o ponto (quando começa a soltar da panela). Coloque a massa dos docinhos coloridos para esfriar. Após fria, faça as bolinhas e passe no açúcar cristal colorido.

docinho colorido com anilina

Você também pode pular essa etapa e servir os docinhos coloridos no copinho, fica simpático e criativo:brigadeiro colorido no copinho

Se for enrolar, a dica é molhar a mão (não use margarina que deixa os beijinhos melados), e faça as bolinhas. Quando começar a grudar nas mãos, lave novamente e deixe a mão molhada para enrolar.

Outra opção além do açúcar colorido é usar confeitos.

Docinhos Coloridos de Gelatina

Os docinhos coloridos de gelatina são parecidos com o brigadeiro colorido, mas aqui nesta receita você pode usar uma quantidade maior de leite condensado e gelatina. Isso fará a receita render mais. Além disso, adicionar essência de baunilha trará um sabor mais refinado.

docinho colorido de gelatina

Ingredientes

2 latas de leite condensado
1 caixa de gelatina
1 colher (sopa) rasa de margarina
1 pitada de sal
1/2 colher de essência de baunilha
Açúcar refinado para untar

Passo-a-Passo

Misture o sal, margarina e leite condensado em uma panela e leve ao fogo baixo e mexa sem parar . Quando ferver, conte 8 minutos (continue mexendo) e tire do fogo.
Acrescente a gelatina e mexa até misturar completamente. Ligue o fogo novamente e cozinhe mexendo por mais dois minutos, sempre em fogo baixo.
Agora é só transferir para um prato e deixar esfriar. Após frios, enrole (não precisa untar a mão) e passe no açúcar ou nos confeitos que desejar.

Docinhos Coloridos de Leite em Pó

O docinho de leite ninho é uma febre entre a criançada. Os docinhos coloridos de leite ninho (leite em pó) ficam uma delícia e são super fáceis de fazer: basta usar a receita normal do docinho tradicional e colorir com corante ou confeitos.

doce leite ninho colorido

Ingredientes

500g de açúcar de confeiteiro ou açúcar refinado

500g de leite em pó sem adição de açúcar

1/2 garrafa de leite de coco (aproximadamente)

corante comestível líquido (nas cores que desejar)

Passo-a-Passo

Em um recipiente, misture o leite em pó, o açúcar  e o corante. Em seguida, adicione o leite de coco e misture com as mãos até formar uma massa que desgruda das mãos. Se não chegar no ponto, adicione mais leite de coco aos poucos. Amasse bem e faça bolinhas.

E está pronto! Não precisa cozinhar. Esse é um docinho super fácil e gostoso. Você pode modelar também, criando bichinhos e frutinhas. Para isso, basta modelar com as mãos, espetar em um palito de dente e pintar com corante líquido ou parafina líquida comestível.

Veja algumas inspirações:

docinho de leite ninho galinha pintadinha docinho de leite ninho galinha pintadinha docinho-de-leite-em-po-coloridoDocinhos Coloridos com Anilina

Usar a anilina para fazer docinhos coloridos também é uma ótima opção. A anilina é um corante natural comestível muito utilizado na culinária.

Para fazer os docinhos coloridos com anilina, você pode escolher qualquer receita de docinho que seja branca (como o beijinho ou o doce de leite ninho) e adicionar algumas gotas de anilina líquida na cor que desejar.

docinho de festa colorido com anilina

Entretanto, não funciona para brigadeiro de chocolate e cajuzinho. Nestes doces, a cor da massa é escura e o resultado será preto ou marrom independente do corante usado.

Tome cuidado com a quantidade de anilina pois ela é bem forte. Adicione algumas gotas, misture e veja se é necessário colocar mais corante nos docinhos coloridos aos poucos.

A vantagem de usar anilina para fazer docinhos coloridos é que ela é amplamente vendida nos mercados e fácil de encontrar em várias cores. Tudo depende da sua criatividade! Veja algumas inspirações de decoração de festa com docinhos coloridos:

docinho colorido como fazer docinhos coloridos festa de criança docinhos coloridos para festa infantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.