Toda Cinderela que se preze cuida dos seus sapatos de cristal, não é mesmo?
Limpar e cuidar corretamente dos seus sapatos prolongam a vida útil deles. Afinal, sapato é caro e precisamos conservá-los pelo maior tempo possível. Com as dicas certas, você conseguirá limpar e cuidar dos seus sapatos da maneira certa e fazê-los durar muitos anos!
Aqui no blog já falei sobre como limpar Melissa, pois ela tem um material mais específico que demanda alguns cuidados especiais. E hoje vou falar de sapatos de couro, camurça, vinil e tênis.
Interessou? Então continue lendo o artigo! Compartilhe também com seus amigos, pois essas dicas são muito importantes. Salve esse artigo nos seus favoritos e consulte sempre que precisar!
Como Limpar e Conservar Sapato de Couro
É muito importante saber como limpar e cuidar dos seus sapatos de couro. Essas dicas valem também para botas e bolsas.
O primeiro passo para limpar sapato de couro é tirar o pó com um pano macio. De preferência, use um pano de microfibra ou flanela, para não riscar o sapato.
Se for preciso engraxar, aplique a graxa colorida e deixe agindo por 15 minutos. Em seguida, lustre com uma escova bem macia ou um pano próprio para isso. É importante usar a graxa regularmente pois o couro resseca.
Outra maneira de hidratar o couro dos seus sapatos é passar uma camada fina de lustra móveis. Esse produto irá hidratar seus sapatos, botas e bolsas e evitar o ressecamento e sua peça de couro não irá rachar nem descascar com o tempo.
Como Limpar Sapatos de Verniz
O verniz já é um material mais fácil de cuidar. Para limpar seu sapato de verniz, basta usar um pano macio e úmido com uma escova macia para não arranhar.
Se houverem riscos, basta usar um lenço umedecido ou uma bucha macia com um pingo de detergente. Veja o artigo sobre como limpar Melissa, pois várias delas são de verniz também.
Como Limpar Sapatos de Camurça
A camurça, ao contrário do verniz, já é mais complicada. Você não pode esfregar uma bucha na camurça pois ela irá sair e formará vários buracos no seu sapato.
Para as sujeiras mais leves, use uma escova de cerdas um pouco mais duras, como uma escova de dente por exemplo, para varrer a sujeira. Uma alternativa é usar, cuidadosamente, palha de aço seca. Essa técnica também funciona com nobuck.
Seja cuidadosa, comece devagar para não estragar o sapato de camurça.
Se houverem manchas, você pode apagá-las com uma borracha branca.
Para marcas de gordura, a dica é importante: jogue talco ou amido de milho por cima da mancha. A camurça e nobuck são materiais porosos que absorvem gordura facilmente, então não adianta esfregar sabão diretamente. Primeiro jogue esses pós que irão sugar a gordura.
Deixe o talco ou o amido de milho aplicado por um tempo depois retire com um pano seco macio e uma escova. Caso a gordura não saia desta forma, recomendo fortemente buscar algum produto específico para esse material ou levar em uma sapataria.
Você também pode tentar usar água e sabão de coco neutro para lavar cuidadosamente. É importante não esfregar para não estragar seu sapato de camurça.
Lembre-se que, se a camurça molhar, deixe-a secar na sombra completamente antes de guardar, para não correr o risco do seu sapato ficar mofado.
Como Lavar Tênis
O tênis já é mais complicado, pois existem vários tipos, como os casuais e os esportivos. Então a limpeza dependerá do tipo de tênis que você quer limpar.
Muitos tênis , inclusive, podem ser lavados na máquina de lavar, porém não recomendo.
Para limpar tênis esportivos simples, esfregue uma bucha macia molhada com água e sabão neutro e enxugue com uma toalha. Na sola você pode molhar e esfregar com uma bucha mais dura e sabão. Evite encharcar o tênis, especialmente se ele não for muito velho.
Para tênis mais velhos, aí sim você pode até deixar de molho se quiser, pois o material já está bem gasto.
Tênis sociais, que misturam vários materiais e possuem um acabamento mais delicado exigem maiores cuidados na limpeza. Avalie os materiais e use a técnica mais recomendada para cada parte, como escova macia e seca na camurça, pano molhado na lona e bucha na sola.
A melhor maneira de limpar seus tênis é não deixá-los encardir. Então, busque fazer uma limpeza leve sempre após o uso e deixe-o arejar um tempo antes de guardar para evitar chulé.
Conclusão: Limpe e Conserve seus sapatos corretamente
A regra geral para qualquer sapato é usar sempre panos e escovas gentis, para evitar riscar, especialmente os sapatos mais novos e delicados.
Se você quer manter seus sapatos sempre limpos e conservados, é importante limpar levemente após o uso e armazená-los da maneira correta.
Guarde seus sapatos sempre em lugares ventilados e evite empilhá-los. Isso irá prevenir deformações no material, especialmente em sapatos de couro e verniz.
A ventilação evita ficar mofado e criar chulé nos sapatos, então é importante pensar muito bem antes de escolher o lugar que você irá guardar seus sapatos.
Dica: coloque um saquinho com silica ou um potinho de desumidificante para armários, isso irá espantar a umidade.
Os sapatos são um investimento e uma parte importante na nossa vida, então guarde-os com carinho e cuide corretamente. Com isso, seus sapatos ficarão bonitos e conservados por muitos anos!
E aí, gostou das dicas ? Espero que sim! Compartilhe esse artigo com as amigas e lembre-se de salvar também par poder consultar e tirar suas dúvidas sempre que precisar 🙂