Você sabia que é possível plantar camomila usando o sachê do chá?

Eu descobri essa dica incrível no canal Horta em Vasos do Ricardo e deu certo!

 

Passo a Passo para Plantar Camomila com Saquinho de Chá

Encha um pote com terra até a metade, adicione húmus e despeje o conteúdo do sachê de chá na terra.

É importante que a terra seja de boa qualidade. Você pode usar uma terra soltinha misturada com húmus de minhoca ou adquirir terras prontas para jardinagem.

Jogue mais um pouco de terra por cima até cobrir as sementes. Mantenha o pote em um ambiente úmido, regue a terra sempre que estiver seca.

É importante usar um borrifador para regar ao invés de jogar muita água, para não encharcar.

Deixe o pote tampado com papel filme ou a própria tampa dele. Isso evita que a umidade saia. Não deixe no sol, apenas em um lugar com claridade. As sementes irão germinar após algumas semanas.

Para ter mais sucesso no plantio, use saquinhos de chá novos, antes de ter feito o chá, pois a fervura pode matar as sementes.

Como cultivar camomila

Agora que as suas sementes já germinaram, é importante cuidar do seu vasinho de camomila da forma certa.

A camomila gosta de solo úmido e rico em nutrientes. Enquanto as mudas estiverem muito pequenas, mantenha o vaso em um local bem iluminado, mas sem luz direta.

Após estarem mais desenvolvidas, coloque o vaso em um local que receba sol direto, de preferência na parte da manhã. A camomila precisa de pelo menos 5 horas de sol por dia.

Quando houver a emissão de flores faça a colheita, deixando sobre papel para secar à sombra e depois estoque em vidros bem tapados e escuros. Somente as flores são usadas para chás, produzindo uma bebida deliciosa, refrescante e calmante para os nervos e excelente para a digestão.

Normalmente após a colheita das flores, você precisará replantar a camomila. Por isso, utilize mais saquinhos e vá jogando as sementinhas no solo, para já irem nascendo enquanto as mais antigas morrem.

Propriedades da Camomila

A Camomila está entre as plantas medicinais mais adocicadas. Além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.

Possui compostos químicos anti-inflamatórios, mas a maioria das pessoas toma o chá de camomila para diminuir a ansiedade e acabar com a insônia. É usada para eliminar gases intestinais, ataque de vermes, gastrites, reumatismo, dores musculares, dores na coluna e dores ciáticas.

O conhecido “chazinho de camomila” é muito usado nos cuidados com os bebês, seja para acalmar as cólicas ou na higiene, limpando as crostas da cabeça.

As pequenas e delicadas flores da camomila concentram potentes óleos voláteis responsáveis pelos efeitos anti-inflamatório, antisséptico, sedativo e antiespasmódico. Esses óleos atuam de duas formas: acalmam os músculos e nervos internos (o que explica o uso em cólicas nos bebês e cólicas menstruais) e exercem um efeito emoliente sobre a pele.

O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranquilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa.

como plantar camomila com saquinho de cha

E aí, gostou? Tente essa técnica e conte os resultados aqui nos comentários! Eu adoro camomila, sempre faço o delicioso chá.

Aproveite também outras dicas aqui do blog para fazer a sua horta caseira:

Como Plantar Hortelã em Vaso – Guia Completo para Sacadas e Apartamentos

Como Plantar Limão na Caneca: Perfeito para Apartamento!

Como Plantar e Cuidar de Alecrim: Guia Completo

Horta Orgânica: Confira 7 Vegetais que Você pode Plantar em Casa

Como plantar e cuidar de tomilho: Tudo o que você precisa saber!

Horta Orgânica: Confira 7 Vegetais que Você pode Plantar em Casa

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.