Você costuma fritar muitos alimentos no seu dia-a-dia? A comida fica uma delícia, mas o cheiro de fritura incomoda – e muito – a casa inteira. Neste artigo, vamos falar sobre alguns truques para tirar o cheiro de fritura da cozinha e eliminar de vez esse incômodo!

Cravos e Laranja

cravo e laranja para tirar cheiro de fritura da cozinha

Pegue uma laranja e espete vários cravos nela. Deixe em um canto da cozinha, a laranja e o cravo irão prevenir o surgimento de odores ruins no ambiente. Essa tática funciona também com limões ou tangerina, e serve para qualquer ambiente da casa.

Capriche na limpeza usando Vinagre

vinagre desengordurante para a cozinha

O cheiro de fritura que fica na cozinha não é somente a fumaça da fritura, mas também vem das paredes, azuleijos e superfície. As gotículas de óleo que ficam no ar grudam nas superfícies e continuam exalando cheiro ruim, além de deixar sua cozinha engordurada.

Para limpar facilmente, use um pano úmido com vinagre branco, ele irá remover a gordura e prevenir o mal cheiro, além de ajudar a prevenir o surgimento de fungos.

Ferva Cravo-da-índia

ferver cravo e canela para tirar a gordura

Ferva uma pequena porção de cravo-da-índia com água, e se quiser use também raspas de cascas de frutas cítricas.  Você pode fazer isso enquanto estiver cozinhando, pois o cravo também ajuda a espantar moscas.

A técnica também funciona fervendo canela e cravo. Essa dica é ótima para pessoas que não gostam de aromas mais cítricos.

Use Hortelã ou Manjericão

tirar cheiro de gordura da cozinha

Outra tática para tirar o cheiro de fritura na cozinha é ferver em uma panela um pouco de água com folhas de hortelã ou de manjericão. Após ferver, deixe a panela no fogão soltando o vapor dessa mistura. Sua cozinha ficará com um cheiro refrescante de limpeza e eliminará o cheiro de fritura.

Evite o cheiro de fritura

cheiro de fritura na cozinha

Alguns hábitos comuns podem evitar o cheiro de fritura na cozinha e facilitar muito a sua vida. Tenha em mente algumas ações antes de começar a cozinhar e você poderá perder menos tempo na limpeza da cozinha e evitar que o cheiro de fritura na cozinha fique muito forte. Veja abaixo algumas dicas:

  • Frite com tampa fechada. Tampar a frigideira ou a panela é uma ação simples que pode melhorar e muito o cheiro de fritura e também evita sujeira. A gordura irá respingar na tampa, e não nos azuleijos , no fogão e na bancada.
  • Limpe o fogão após cozinhar. Mantenha o costume de passar um pano com vinagre após cozinhar, mesmo que não seja uma limpeza mais profunda, essa simples ação previne que a sua cozinha acumule sujeira e fique com cheiro forte de óleo.
  • Abra portas e janelas. Nunca faça frituras com as janelas e a porta fechada. Deixe o ambiente arejado pois a corrente de ar irá dissipar o cheiro de gordura.

 

Conclusão

Batata frita, frango à passarinho, bolinho de arroz, iscas de peixe… tudo que é frito é bom, não é mesmo? Mas o cheiro de gordura na cozinha incomoda muito e demora para sair se você não seguir algumas dicas. Nesse artigo, mostramos as melhores dicas para tirar o cheiro de fritura da cozinha, além de orientações para evitar esse problema.

De todas as dicas, a melhor é a do cravo e da canela, e sugiro que você experimente ela primeiro. Esses truques irão salvar a sua vida e deixar a sua casa sempre limpa e cheirosa. Afinal de contas, não há nada pior do que uma cozinha suja e cheirando a óleo, não é mesmo?

E aí, gostou das dicas? Tem alguma outra receita? Compartilhe suas ideias aqui nos comentários e mostre o artigo para as amigas 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.