Aprenda como plantar e cuidar do tomilho, um delicioso tempero que combina perfeitamente com carnes, molhos e ovos! Essencial para a sua horta caseira.

O tomilho é um tempero clássico na cozinha, e traz um sabor especial para qualquer prato, desde um bife do dia a dia até molhos elaborados e ensopados. O sabor combina muito bem com proteínas e molhos vermelhos, além de batatas cozidas e ensopados encorpados.

O tomilho pode ser confundido com o orégano, devido à similaridade dos sabores, porém o tomilho é mais marcante e aromático.

Outra característica do tomilho é que ele é uma planta perene, que não exige muitos cuidados e é fácil de manter na sua horta caseira, mesmo em apartamentos e varandas.

Por quê cultivar o Tomilho?

como cuidar de tomilho

O tomilho, como comentei acima, é uma planta muito fácil de cuidar.

Além disso, em um prato, o tomilho (thymus) realça o sabor de proteínas, caldos e molho vermelho. Você poderá sair do tradicional alho + cebola e adicionar um toque herbal e mais complexo aos sabores do dia-a-dia. Um pequeno ramo de tomilho é capaz de transformar o sabor destes pratos.

Antes de plantar o tomilho, é importante lembrar que existem dois tipos principais: o ornamental e culinário.

As principais variantes do tomilho culinário são o francês, limão e caraway.

Como Plantar Tomilho

cultivar tomilho

O tomilho adora ambientes quentes, ensolarados e não precisa de regas frequentes ou cuidados especiais. Você pode plantar o tomilho perto do alecrim, porque eles crescem em condições parecidas.

Para plantar tomilho, você pode escolher germinar as sementes ou a partir de mudas e plantas adultas.

Apesar de possível, plantar tomilho a partir da semente é um tanto difícil, pois as sementes demoram para germinar e se propagar.

Veja também: Como Plantar Limão na Caneca: Perfeito para Apartamento!

O tomilho é uma planta fácil de cuidar, mas demora para crescer. Por isso, a melhor opção é cultivar tomilho a partir de plantar já germinadas, mudas ou vasinhos prontos vendidos nas floriculturas.

Como Cuidar do Tomilho

como cuidar tomilho horta caseira

O tomilho precisa de solo bem drenado, de preferência com PH entre 6.0 e 80.

Você pode adubar a terra com matéria orgânica, ou comprar terra já adubada na floricultura.

No caso de vasinhos prontos, não há a necessidade de muita manutenção.

  • Sol: O tomilho precisa de bastante luz solar. Portanto, deixe o vaso perto de alguma janela ou na sacada, em locais com várias horas de sol por dia.
  • Água: o tomilho é resistente a secas e não precisa de muita água. As regas são feitas somente quando o solo estiver completamente seco. Para saber se precisa regar o tomilho, coloque seu dedo na terra. Se estiver completamente seca, pode regar. Se ainda estiver úmida, espere até o próximo dia.
  • Drenagem: É importante não colocar pratinhos nos vasos com tomilho, para não deixar a terra excessivamente úmida. Planete em vasos com furos no fundo, sem pratos e quando regar, adicione água até ela escorrer pelo fundo.
    A rega deve ser feita pela manhã ou no final do dia. Não regue quando o tomilho estiver tomando muito sol, pois o solo quente + água poderão cozinhar a raiz.

O que plantar junto com o tomilho?

Como o tomilho adora sol, você pode plantar em uma jardineira junto com outras plantas similares, como alecrim por exemplo.

Como colher o tomilho

tomilho plantar
Jardineira Autoirrigável para Tomilho – Clique na Imagem para saber mais

Existe a maneira correta de colher o tomilho, para não matar a planta e favorecer o crescimento.

Faça a colheira cortando o caule com uma tesoura, perto das ramificações.

É comum as pessoas usarem somente as folhas do tomilho para cozinhar, mas não colha as folhas direto do pé. Corte um pedaço do galho e retire as folhas depois.

Se você tirar as folhas diretamente da planta, o galho irá secar e dificultar o crescimento de novas folhas.

Você pode usar os ramos frescos, recém cortados, ou deixá-los secar e guardar em um pote. Das duas maneiras, o sabor continuará rico. A única diferença é que o tomilho fresco é um pouco mais aromático.

Como Podar o tomilho

A poda deve ser feita regularmente. Corte o caule com uma tesoura, sempre perto das ramificações.

Não deixe seu tomilho ficar muito alto, faça podas regulares para que os ramos se espalhem horizontalmente . Desta forma, o tomilho ficará bem cheio e o sabor também será mais aromático.

Outra dica é não deixar o tomilho florir por muito tempo. Quando começar as flores, faça a poda . Isso manterá o sabor mais marcante.

O tomilho adora podas, portanto não tenha medo de cortar os galhos quando perceber que começarem a ficar muito compridos ou muito secos.

Como utilizá-los na culinária?

medalhao de mignon com tomilho

As folhas do tomilho-comum são comumente utilizadas em sua forma seca, devido apresentarem aroma mais concentrado, porém o seu uso in natura também é indicado.

Já as folhas de tomilho-limão são usadas preferencialmente frescas. As flores de ambas as variedades podem ser utilizadas tanto na decoração quanto na preparação de pratos.

Elaboração de pratos:

Tomilho-comum: caldo de carne e galinha, ovos fritos e mexidos, sopa de peixe, cogumelos, cebolas, batatas, tomate, beterraba, abobrinha, conserva de azeitonas, peixes gordurosos cozidos e recheados, molhos escuros e molhos para ensopados.

Tomilho-limão: creme de aspargos e palmito, minestrone, patê de ricota, penne ao limão, saladas e legumes em geral, frango, peixes, bolinho de carne, vinagres, molho branco,  tártaro e molhos de carnes e peixes.

*Os tomilhos apresentam uma substância chamada timol que tem propriedade fungicida e bactericida. Esta substância é super bem-vinda porque aumenta a durabilidade dos alimentos, ou seja, funciona como conservante natural.

tomilho como cuidar e plantar (3)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.