A decoração de apartamento pequeno é, muitas vezes, o terror de muita gente. Especialmente se você está se mudando de uma casa ou mudando-se para um apartamento pequeno alugado.

Os apartamentos pequenos tem suas vantagens: aluguel mais barato, localizações privilegiadas (especialmente nas grandes cidades), ambiente acolhedor e limpeza mais rápida. Porém, todas essas vantagens só aparecem se você souber como transformá-lo em um lar prático e aconchegante.

O maior erro de quem está iniciando a decoração de apartamentos pequenos é acreditar que o foco deve estar na funcionalidade dos móveis, e não no design. E isso não poderia estar mais longe da verdade!

O seu apartamento pode ser de 40 m², mas isso não significa que ele não pode ser estiloso.

Muito pelo contrário: o segredo está no equilíbrio entre a funcionalidade e o design criativo. Você deve criar um ambiente que seja confortável, funcional e bonito, e com algumas dicas isso é perfeitamente possível. Basta ter foco e investir em itens que atendam às suas necessidades mas que também sejam bonitos e de acordo com o seu estilo pessoal.

Veja também: Dicas Baratas de Decoração para Cozinhas Pequenas

Siga essas dicas de decoração de apartamentos pequenos e você conseguirá aproveitar ao máximo o espaço sem deixar a estética de lado.

Separe cada ambiente

Eu sei que à primeira vista, apartamentos pequenos com conceito aberto são muito atrativos. Porém, dependendo da disposição dos móveis, o ambiente pode ficar visualmente poluído e até dar a impressão de ser menor do que realmente é.

Por esse motivo, é preciso delimitar de alguma forma os ambientes dentro do espaço, para que não fique confuso. Separe as áreas e dê a cada uma delas uma finalidade específica.

Posicione , por exemplo, um bufê entre a cozinha e a sala de jantar. Além da praticidade de ter mais um móvel para armazenamento, você ainda estará delimitando os espaços.

sala de jantar de apartamento pequeno

Se a sua cozinha não tem uma separação definida para o restante do apartamento, use o bar como divisória, como no exemplo abaixo (preste atenção na parte inferior da imagem):

integrando ambientes em apartamento pequeno

Use e abuse das paredes para ajudar na decoração e na economia de espaço:

decoração apartamento pequeno mesa de canto

sala de jantar apartamento pequeno decorado Desconcertando Sala De Jantar Pequena Moderna Mediabix Inspira§£o de design

Outra ideia é separar a sala de visitas usando uma mini estante, ou delimitar o ambiente pelo tapete.

como decorar apartamento pequeno e simples

Para quem mora em kitnets, pode também colocar o sofá de costas para a cama, e assim separar os dois cômodos, mesmo que não exista parede.

apartamento pequeno simples com ambientes integrados

Essa solução foi criativa: usar uma cama de solteiro como sofá:

sala de apartamento pequeno decorado

Outra dica é usar uma mesa ou um canto para criar um home office, com sua estante e material de estudos concentrados nesse espaço.

home office quarto pequeno

Aposte nas mesas de canto para ajudar a economizar espaço:

home office apartamento pequeno simples

São esses pequenos pontos focais que darão um ar de casa ao seu apartamento pequeno.

Invista em móveis multifuncionais

Para aproveitar ao máximo o espaço, invista em móveis que tenham mais de uma função.

Por exemplo, ao invés de comprar uma cama comum, aposte nas camas multifuncionais com baús ou gavetas. Você poderá usar as gavetas para guardar roupas de cama e toalhas, que são itens que ocupam muito espaço nos armários.

Alguns modelos contém também mesa para home office e estantes na cabeceira. Clique aqui para ver alguns modelos para comprar diretamente no site da Amazon 

cama multifuncional

Aqui no artigo eu dei o exemplo dos quartos, mas essa dica vale para qualquer ambiente. Você pode usar um sofá cama como sofá durante o dia e cama (sua ou das visitas) durante a noite. Pode transformar seu Rack em estante e home office, e até a mesa de jantar como mesa , aparador e bar.

moveis para apartamento pequeno mobiliar apartamento pequeno simples

Otimize todos os espaços

Depois de morar um tempo em seu apartamento, é comum criar uma rotina de uso dos ambientes, mesmo em apartamentos pequenos. Com o tempo, você irá perceber quais móveis utiliza mais, e onde guarda os itens mais usados.

Veja também: 5 Ideias de Jardim Vertical para Apartamentos e Varandas

Porém, como os apartamentos pequenos possuem pouco espaço de armazenamento, é importante revisar essas rotinas periodicamente. Observe os espaços que você usa, como e onde guarda as coisas e veja se não há meios melhores de organizar e otimizar o uso do espaço.

organizacao de apartamento pequeno

Pensando dessa maneira, além de ajudar na organização do apartamento pequeno, você também poderá repensar alguns espaços vazios, como móveis que não são utilizados e paredes vazias que poderiam ter prateleiras ou itens de decoração.

decorar apartamento pequeno simples e barato

Pense verticalmente!

A melhor maneira de usar um espaço na decoração de apartamentos pequenos é pensar verticalmente. Use e abuse de prateleiras e armários que vão até o teto, pois você irá otimizar o uso do espaço.

estante apartamento pequeno dica de decoração

Ou uma grande estante pode separar o quarto do restante do apartamento:

kitnet decoracao

Veja também: Estante com Cano de PVC: Confira o Passo-a-passo e Ideias de DIY Fáceis

Encontre um sistema de organização

Essa é uma dica óbvia: todo mundo sabe que a organização é fundamental para viver em apartamentos pequenos. E para manter essa organização, nada melhor do que ter um método definido para isso.

Crie o costume de usar acessórios práticos, como organizadores de gavetas, organizadores para portas e aproveite as superfícies disponíveis para criar uma lógica de organização, especialmente dentro dos armários.

Veja também: Cozinha sem Armário: 8 Dicas fáceis e baratas para organizar a cozinha

Usando organizadores, você conseguirá guardar mais coisas em menos espaço, e ainda tirar esses objetos da vista, guardando dentro de gavetas e armários.

Escolha uma paleta de cores claras e neutras

Ao escolher as cores das paredes e da decoração, aposte em cores leves. Decoração colorida e vibrante é ótimo para criar pontos focais, mas é importante não exagerar. Ambientes muito coloridos dão a impressão de serem menores aos olhos.

cores neutras apartamento pequeno

Se preferir, use um paleta de cores com duas leves para a maior parte do espaço e uma cor mais chamativa para atrair a atenção.

cores para apartamento pequeno

Outra opção é deixar as cores leves para a mobília e as cores vibrantes ou escuras para itens de decoração.

decorando apartamento pequeno simples colorido Decoração-de-apartamento-pequeno-colorida-Projeto-de-Duda-Senna-1 decoracao colorida para espacos pequenos sala pequena decorada

Usar padrões de cores nos ambientes irá dar a impressão de amplitude no espaço.

dica decoracao sala pequena apartamento sala decorada pequena

“Destralhe” seu apartamento regularmente

É natural acumular bagunça depois de um certo tempo vivendo no mesmo lugar. Porém, quando estamos falando de decoração de apartamento pequeno, a bagunça é um problema aparente e grave, pois ela fica mais à vista.

Por esse motivo, é preciso fazer um “limpa” nas suas coisas pelo menos duas vezes por ano. Desapegue de tudo aquilo que não estiver usando, jogue fora a papelada e objetos antigos e sem uso. Doe roupas usadas e velhas e evite acumular objetos inúteis.

Conclusão: o desafio de decorar um apartamento pequeno

Decorar um apartamento pequeno é um desafio, porém com as dicas que passei nesse artigo, você conseguirá ter ideias para ajudar nessa jornada.

Invista em ambientes funcionais mas não deixe o design e seus gostos pessoais de lado. Afinal de contas, essa é a sua casa e você precisa viver confortavelmente nela.

Espero que o artigo seja útil e não se esqueça de compartilhar com as amigas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.