Um Jardim Vertical é uma ótima opção para quem adora plantas mas não tem espaço ou mora em apartamento. Além de bonitos, são funcionais e ocupam pouco espaço. Você pode plantar desde flores, plantas decorativas, bonsai e até fazer a sua horta vertical com temperos e outras plantas comestíveis.

Criar um projeto para fazer um Jardim Vertical é muito fácil. Existem no mercado uma série de produtos à venda como painéis e suportes para jardins verticais. Mas, se você tem criatividade, é possível fazer arranjos 100% caseiros com materiais recicláveis ou móveis velhos. Desde materiais de construção, pallets, garrafas PET, gavetas velhas, caixotes de feira, enfim, qualquer material.

Neste artigo, vamos mostrar 5 ideias incríveis de Jardim Vertical para casas, varandas e apartamentos. Confira!

1- Jardim Vertical para Varanda com painéis de madeira

A varanda é o lugar perfeito para um jardim vertical.  Existem muitos painéis de madeira à venda que são próprios para este fim, e você só precisa instalá-los na parede e colocar os vasinhos.

Veja nas imagens abaixo algumas inspirações:

jardim vertical no apartamento

Jardim Vertical para Varanda jardim vertical apartamento

painel jardim vertical

2- Jardim Vertical Suspenso

Outra opção são os jardins verticais suspensos. Ocupam pouco espaço menos espaço que os painéis e podem ser feitos com vários materiais. Você pode utilizar qualquer cantinho da sua casa para montar um jardim bonito, criativo e funcional.

Veja alguns exemplos:

jardim vertical pallet Jardim vertical suspenso pequeno Jardim Vertical Suspenso

jardim vertical suspenso macrame jardim vertical suspenso suculenta

3- Jardim Vertical com Garrafas PET

Uma maneira de fazer um jardim vertical barato com material reciclável é usar garrafas PET.

Veja na imagem abaixo um esquema simples para fazer seu próprio vaso com garrafa PET:

jardim suspenso garrafa pet como fazer

Você pode pendurar as garrafas individualmente como na imagem acima ou passar o barbante por dentro da garrafa e através de um furo embaixo (furo pequeno para a terra não vazar) e emendar uma garrafa na outra, ou então furar com a garrafa na horizontal. Veja:

Artesanato-com-Garrafa-Pet-jardim-vertical-na-parede jardim vertical garrafa pet jardim vertical suspenso garrafa PET jardim-suspenso-fundo-garrafa-pet jardim-vertical-artificial-e-com-pallet-41

4- Jardim Vertical com Pallets

Já falamos sobre decoração com pallets neste artigo. Alem de móveis, os Pallets também são uma excelente opção para Jardins Verticais, pois eles são fáceis de encontrar e muito versáteis.

Você pode usar a base para encaixar os cachepôs com ganchos e criar várias combinações, ou usar a própria estrutura do pallet para servir como vaso:

20180806jardim-vertical-de-pallet-44 20180806jardim-vertical-de-pallet-50 horta vertical pallet jardim vertical pallet jardim vertical para apartamento com pallet jardim vertical para quintal pallet jardineira de pallet painel jardim vertical como fazer suporte de vasinhos pallet

5- Jardim Vertical com Latinhas e Potes

Ainda na linha da reciclagem, você pode reutilizar seus potes velhos e latinhas para fazer lindos vasinhos e compor um belo jardim vertical:

flores jardim vertical com latinha jardim vertical lata diy jardim vertical lata reciclada jardim-vertical-com-latas-para-decoracao-6 jardim-vertical-com-latas-para-decoracao-7 lata usada jardim vertical como fazer

E aí, o que achou das ideias? Estes foram alguns exemplos de jardins verticais criativos, fáceis e baratos. O espaço não é um problema, basta escolher qual cantinho da casa receberá a alegria das plantas!
Lembre-se que, antes de escolher um estilo de jardim vertical, é muito importante escolher que tipo de plantas você irá querer. Algumas plantas são melhores para sacadas e varandas, outras gostam de muito sol, enquanto outras se desenvolvem melhor dentro de casa. Faça seu painel de jardim vertical com plantas semelhantes entre si, e que gostem do mesmo tipo de ambiente, para que seu jardim vertical esteja cheio de  plantas sempre saudáveis e bonitas.
Outra ideia muito interessante é criar uma horta vertical. Ao invés de plantas ornamentais e flores, você pode plantar temperos e pimenteiras para usar na cozinha. Assim, além de decorar a casa, você também estará produzindo seus próprios temperos e deixando a casa super cheirosa.
Espero que tenha gostado das ideias, e fique de olho nas atualizações do blog!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.