Como lavar Pano de Prato e deixar bem branquinho?

Olá meninas, tudo bem com vocês? E os panos de prato como andam? Cheios de manchinhas de alimentos?

Isso é uma coisa que infelizmente acontece com bastante frequência, as vezes mesmo sem querer acabamos manchando nossos panos de prato e essas manchas não saem em uma simples lavagem, ai acaba que você deixa ele de lado ou até descarta.

E não há nada pior do que uma cozinha toda limpa com panos de prato cheios de manchas escuras! Dá a impressão de sujeira e descuido. Você sabe que ele está limpo, mas as outras pessoas não! Por isso é bom mantê-los branquinhos e livres de manchas.

pano de prato branco como lavar

Porém depois de ler este post vocês nunca mais ficarão com um pano de prato manchado na sua cozinha.

Esta “técnica” eu encontrei na internet.  Depois de tantas lavagens e de experimentar tantos produtos sem sucesso, fui testando algumas coisas seguindo uma lógica dos conhecimentos que tinha e de produtos que já conhecia e tinha em casa. 

Como Lavar os Panos de Prato e Tirar as Manchas:

para essa técnica, você irá precisar de:

  •  1.5 litros de água quente 
  • 5 colheres (sopa) de água sanitária 
  • 3 colheres (sopa) de sabão em pó 
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio 

Coloque em um balde a água, a água sanitária, o sabão em pó e o bicarbonato de sódio. Misture bem e coloque os panos de prato, deixe de molho até a água estar quase fria.

Tire dessa água e se for necessário esfregue onde está manchado, depois enxágue e coloque no varal.

Normalmente não há necessidade de esfregar é só enxaguar que as manchas sairão. E se a mancha for daquelas tinhosas que insistem em ficar repita o processo. 

Lembrem-se que os panos de prato devem ser brancos, pois se eles forem coloridos irão desbotar devido ao uso da água sanitária. O Bicarbonato de Sódio pode ser usado na lavagem de qualquer roupa branca, inclusive na máquina de lavar, ele ajuda a limpar e a realçar o branco. 

A técnica serve também para panos de chão ou toalhas brancas.

Esta é a lavagem que faço sempre nos meu panos de prato, não é nenhum milagre mas poupa de ficar horas esfregando um por um.

como tirar mancha de pano de prato branco

 Estes aí são os meus panos de prato, já no varal, depois da lavagem. Viram como ficam branquinhos? 

Eu sei que devem ter produtos que retiram fácil as manchas, mas não tive a oportunidade de usar nenhum e está é uma solução econômica feita com produtos que temos em casa. 

Espero que tenham gostado do post e que essa “técnica” ajude vocês tanto quanto me ajuda!!

pano de prato branco mancha (17)

20 comentários em “Como lavar Pano de Prato e deixar bem branquinho?”

    1. Álcool bicarbonato e sabão em pó, lavo dessa maneira os meus panos e são todos brancos, 2 colheres de bicarbonato, 3 colheres de sabão em pó e meio copo americano de álcool água até cobrir as peças deixar de molho de um dia para o outro, o tempo do molho é importante na remoção das manchas ok, esse molho arranca qualquer sujeira difícil de qualquer tecido

  1. Sheila Dutra

    Os meus são coloridos, pois como uso exclusivamente para secar pratos e talheres, eles não mancham, mas gostei da sua técnica, mto simples, prática e útil. Vou usar nas toalhas de mesa e roupas brancas. Gratidão por compartilhar seu conhecimento!

    1. Use sabao de maquina de lavar loucas junto com o sabão em pó e um pouco de água
      no balde. Deixe umnpouco de molho, depois coloque em saco plastico grosso e leve ao microondas pra aquecer. Deixe parado e esfregue. É como se fosse quarar a roupa. Depois de um tempo, esfregue de novonou coloque na maquina de lavar roupas

        1. Eu uso sempre vinagre, bicarbonato e sabão em pó ou detergente …
          Pode ser usado em roupas coloridas também

    2. Sobre o clareamento dos panos de prato, tenho a dizer que a água sanitária descora qdo há bordados ou qdo são em cores. Os meus clareio com sabão em pó e bicarbonato, ficam no molho e depois coloco–os na máquina de lavar roupa.

    3. Maria do Rosário

      💐Melhor maneira de lavar 🌷pano de prato é assim 🍂que terminar de arrumar 🌷a cozinha lavar o pano 🍁de prato com sabão e 🍁enxaguar passar mais 🌷sabão e colocar em uma 🍁vasilha de plástico de 🌼molho até o outro dia. 💐Enxágue o do dia 🌺🌹anterior e lave 🌸novamente o do dia.(O 🥀segredo é não deixar o 🌷pano secar com a 💐gordura, lavar todos os 🌷dias.Experimente. Lave 🌼até na pia da cozinha se 🌹quiser. Fica alvo 🌹

  2. Olivia Duarte Montanher

    Usei água sanitária por um longo tempo em panos de prato, e o resultado não foi bom porque eles apodrecem e rasgam. Daí resolvi ferver com sabão, bicarbonato e vinagre de limão, gostei e deixa bem cheirosos.

  3. Marilene Vilaça

    Bom dia! É só misturar nessa solução uma colher de açucar, ele ajuda a não descolorir roupas, com isto sua roupa colorida não irá desbotar. Fiz esta solução para tirar mofo de roupas coloridas, e foi bem legal, o mofo saiu e as roupas não mancharam, mesmo usando o cloro ativo, fiquei com medo, mas deu certo. Façam uma experiência com um pedaço de pano velho colorido e voces vão ver que dá certinho. E qualquer mofo que tiverem em casa é só usar esta solução que da certo o mofo sai.
    Espero ter ajudado. Um grande abraço a todas.

  4. Maria Lucia Cerqueira

    Olá meninas, queria uma receita pra retirar manchas de Desodorante das roupas. Já usei Sabão em Barra e em pó Venish, mas não obtive resultado.
    Grata se ajudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Rolar para cima