Deixe sua Casa com um Cheiro Incrível sem usar Produtos Químicos

Todos nós gostamos de uma casa limpa e cheirosa, não é mesmo?

O cheiro bom traz a sensação de limpeza e conforto em qualquer ambiente, e por este motivo a indústria de velas e aromatizadores de ambiente cresce cada vez mais a cada ano.

O problema é que estes aromatizantes possuem cheiros fortes , cheios de química e podem causar fortes alergias nos mais sensíveis. Além disso, muitos destes produtos apenas disfarçam o cheiro e não neutralizam bactérias, fungos e mofo que podem estar causando o mau cheiro.

Se você possui plantas, bebês e animais em casa, o efeito é ainda pior – a alta quantidade de elementos químicos potencialmente tóxicos podem matar suas plantas e prejudicar a saúde do bebê ou do seu animal de estimação.

Por esse motivo, se você gosta de manter a casa cheirosa, use e abuse das receitas naturais que vamos divulgar aqui neste artigo. Aproveite!

 

 

1 – Plante Hortelã

A primeira dica é: plante hortelã e espalhe vasinhos pela casa.

plante hortela

A hortelã possui um cheiro refrescante, além de ser bonita e fácil de cuidar. Outra grande vantagem é que a hortelã é comestível e pode ser usada na cozinha e suas folhas podem ser usadas para chás e compressas.

Para completar, a hortelã também serve como repelente de insetos!

Precisa de mais algum motivo para plantar hortelã? 🙂

Como cultivar

A Hortelã é uma planta muito fácil de manter e super versátil. Basta pegar um raminho e deixar em um copo ou vaso com água até as raízes se desenvolverem (troque a água todos os dias). Após gerar bastante raízes (em geral no período de 1 semana), plante-a em um vaso com terra adubada.

A Hortelã sobrevive muito bem a diversas condições, mas para que ela cresça saudável, mantenha a terra sempre úmida e faça podas regulares para as folhinhas se desenvolverem mais rapidamente.

 

Não se esqueça de fortalecer o adubo com materiais orgânicos, como casca de ovo triturada

 

2- Use Sachês Aromáticos Naturais

Existem muitos sachês naturais feitos com tecidos finos e plantas ou folhas secas no seu interior. Você mesmo pode fazer um em casa, usando folhas secas e pedaços de meia calça ou tule.

saches naturais aromaticos

Os sachês são ideais para usar em gavetas e armários.

Algumas sugestões de recheios para os sachês são: cravo-da-índia, canela em pau, capim-limão e sachês de chás aromáticos como camomila e alfazema.

Veja no video abaixo como fazer um sachê perfumado caseiro:

3 – Cascas de Laranja, Limão e Tangerina

Você sabia? Frutas cítricas possuem cascas com cheiros muito fortes que funcionam como repelente se expostas ao calor.

cascas de limao tangerina laranja

Então, aproveite as cascas e coloque em vasinhos próximas ao sol – desta forma elas serão aquecidas e irão liberar o cheiro devagar, espantando insetos e perfumando o ambiente.

 

 

4- Chá de Canela

O chá feito com o pau da canela tem poder aromatizante. Faça um chá concentrado e coloque em um borrifador. O cheiro é maravilhoso!

cha de canela aromatizante

 

5 – Chá de casca de laranja, cravo-da-índia e alecrim

Faça um chá forte com estes ingredientes, deixe esfriar e coloque em um recipiente. Pode ser algum vaso ou copo bonito. Deixe o recipiente aberto e coloque em algum canto bonito da casa. Este chá irá perfumar o ambiente e também tem ação inseticida.

cha de casca de laranja cravo e alecrim

6- Óleo essencial de citronela e alfazema

Estas duas plantas possuem propriedades inseticidas e relaxantes. Você pode fazer um aromatizador natural usando 10 gotas de óleo essencial de alfazema ou citronela para cada 500 ml de água.

oleo essencial

Esta mistura pode ser usada em móveis, estofados e roupas de cama mesa e banho.

A alfazema tem propriedades relaxantes, e é ótima para perfumar o quarto e a sala. Já a citronela é um repelente natural, e pode ser usada em ambientes com muitos insetos, como a cozinha, cortinas e áreas externas.

Estes óleos essenciais podem ser comprados em lojas de produtos naturais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido contra cópia!!!