A Dieta do Ovo cozido vem fazendo muito sucesso na internet. Ela promete resultados fantásticos, como emagrecer 7 kg em 7 dias. Neste artigo, vou explicar exatamente como a dieta do ovo funciona,  e se ela realmente emagrece.

Mas, antes de entrar no cardápio da dieta do ovo, é importante entender porque o foco é nesse alimento tão polêmico. Então, vamos ao conteúdo!

Por que dieta do Ovo?

O Ovo é um alimento essencial para qualquer pessoa. Ele contém muita proteína e muitas vitaminas essenciais para o funcionamento do organismo, como vitamina B12, B2 e B5.

O ovo é conhecido como um dos alimentos mais completos que existem justamente por isso. Ele possui 25% de gorduras monoinsaturadas e 18,1% de gorduras saturadas. Essas gorduras são saudáveis e irão ajudar na sensação de saciedade.

Por isso, ao comer ovos no café da manhã, por exemplo, você diminuirá a fome que sente durante todo o dia, ajudando a regular o apetite.

Além disso, há a questão do colesterol. Muita gente acha que o colesterol é ruim para a saúde, mas isso é um mito.

Já foi comprovado cientificamente que a quantidade de colesterol contida no ovo não é suficiente para elevar demais os níveis de LDL e fazer mal à saúde. Por isso, você pode comer ovos à vontade!

O que causa o aumento de colesterol que leva a problemas cardíacos são os produtos químicos presentes nos alimentos industrializados. O ovo é natural e consumido por milênios pela humanidade, então não se preocupe.

Agora que você já entendeu porque o ovo foi escolhido como estrela dessa dieta para emagrecer, vamos falar sobre como é o cardápio da dieta do ovo no próximo tópico.

Dieta do Ovo Para Emagrecer de Vez: Cardápio Completo

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Existem muitas variações de cardápio da dieta do ovo, mas o mais comum é o seguinte:

Segunda-Feira:

  • Café da Manhã: 2 ovos cozidos e frutas cítricas.
  • Almoço: 3 batatas doces
  • Jantar: 1 tigela grande de salada e frango.

Terça-Feira:

  • Café da Manhã: 2 ovos cozidos e 1 citrus.
  • Almoço: vegetais verdes e salada de frango.
  • Jantar: salada de legumes, 1 laranja e 2 ovos cozidos.

Quarta-Feira:

  • Café da Manhã: 2 ovos cozidos e 1 citrus.
  • Almoço: Alguns queijos, 1 tomate e 1 batata-doce.
  • Jantar: salada e frango frito ou cozido.

Quinta-Feira:

  • Café da Manhã: 2 ovos cozidos e 1 citrus.
  • Almoço: Uma fruta.
  • Jantar: Salada e frango cozido.

Sexta-Feira:

  • Café da Manhã: 2 ovos cozidos e 1 citrus.
  • Almoço: 2 ovos cozidos e legumes no vapor.
  • Jantar: salada e peixe grelhado.

Sábado:

  • Café da Manhã: 2 ovos cozidos e 1 citrus.
  • Almoço: Uma fruta.
  • Jantar: frango e legumes no vapor.

Domingo:

  • Café da Manhã: 2 ovos cozidos e 1 citrus.
  • Almoço: salada de tomate, legumes no vapor e frango.
  • Jantar: vegetais cozidos

Veja que, por motivos óbvios, é preciso gostar de ovo para fazer essa dieta. Mas, mais importante que o cardápio, é saber se ela funciona mesmo. Continue lendo o artigo para entender se a dieta do ovo é ideal para você.

A Dieta do Ovo Cozido Funciona Mesmo?

É aqui que entra a questão. A Dieta do Ovo cozido é amplamente divulgada na internet, como uma dieta milagrosa para perder muito peso em poucos dias. Mas, será que funciona mesmo?

A dieta do ovo é frequentemente associada também à dieta da USP (Universidade de São Paulo).

A USP é uma universidade amplamente conhecida no Brasil, e possui profissionais de altíssimo nível, e por isso qualquer coisa associada a esse nome já é automaticamente levado como uma autoridade científica.

Então, muita gente acha que a Dieta do Ovo, ou Dieta da USP tem comprovação científica.

A verdade é que a dieta do Ovo não tem nenhuma relação comprovada com a dieta da USP, e inclusive não tem comprovação científica. Alguém criou essa história e ela se espalhou como fogo pela internet.

Se você entrar no site da faculdade de nutrição da USP, não tem nenhuma informação ligando a universidade a essa dieta famosa.

Então, não existem dados científicos na literatura médica que comprove que essa dieta do ovo cozido realmente funcione.

É claro que, ao seguir à risca o cardápio acima, você irá sim perder peso, mas não é porque a dieta é maravilhosa, e sim porque você consumirá menos calorias ao consumir somente ovo cozido  e vegetais.

Veja no cardápio do tópico anterior que a quantidade de alimentos é muito pequena, inclusive alguns dias o almoço é somente uma fruta.

Então é claro que você vai perder peso comendo tão pouco, porém a questão é saber se isso é saudável e se isso não vai causar um efeito sanfona, ou efeito rebote, a longo prazo.

Então sim, a dieta do ovo emagrece, mas isso não significa que ela é saudável. Isso porque no cardápio da dieta do ovo cozido, existe uma variedade muito pequena de alimentos e nutrientes, e isso pode resultar em deficiências de vitaminas e até doenças a longo prazo.

Inclusive, comer menos calorias do que o seu corpo necessita não vai emagrecer.

Vai causar um efeito rebote: o seu metabolismo ficará mais lento e você gastará menos calorias para sobreviver. E com isso, continuará engordando, mesmo comendo pouco.

Além do fato de que comer tanto ovo assim enjoa, não é mesmo?

Por isso, não acredite que a dieta do ovo cozido funciona e resolverá seu problema de uma vez por todas.

Para emagrecer de verdade, você precisa entender que todos os alimentos são importantes na dieta, e devem ser consumidos de maneira equilibrada e saudável.

Pode ter certeza que nenhum nutricionista ou profissional de saúde irá recomendar uma dieta tão radical quanto essa.

Não é saudável comer tanto ovo todos os dias e ignorar uma série de alimentos saudáveis e importantes para a sua saúde.

Além do aspecto psicológico, pois dietas restritivas muitas vezes levam a episódios de compulsão alimentar.

E qual é a maneira mais saudável e garantida para emagrecer?

O segredo para emagrecer de verdade é entender como seu corpo funciona e consumir os alimentos certos.

O que funciona para emagrecer não é simplesmente comer menos e se exercitar mais, o nosso corpo é extremamente complexo e existem muitas questões que vão além de simplesmente contar calorias para emagrecer.

Você precisa entender como o seu metabolismo funciona e as estratégias corretas para fazer o seu corpo queimar mais gordura e manter essa perda de peso ao longo do tempo.

Para saber como emagrecer de verdade, primeiramente entenda quais são as REAIS causas do ganho de peso.

Para isso, clique na imagem abaixo e assista esse vídeo incrível do dr Rodolfo, o fundador do programa Dieta de 21 Dias e autor de diversos cursos e palestras sobre emagrecimento saudável e definitivo:

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Conclusão – Dieta do Ovo Cozido ou Dieta da USP

A Dieta do Ovo cozido para emagrecer é uma estratégia que funciona, porém a curto prazo. Você pode sim perder muito peso no começo, mas existe uma chance alta de recuperar tudo novamente  e até engordar mais.

Dietas extremamente restritivas causam compulsões alimentares e efeito sanfona.

A Dieta do Ovo Cozido, ou dieta da USP pode funcionar se você quiser um resultado rápido para uma determinada data, como um casamento ou uma festa, mas não deve ser feita por muito tempo.

Se você quer emagrecer de verdade e de forma definitiva, mantenha um estilo de vida saudável, com as estratégias certas de emagrecimento, e tome muito cuidado com dietas da moda ou suplementos milagrosos.

Espero que tenha gostado do conteúdo. O objetivo do blog é informar, e não simplesmente repetir informações erradas que aparecem por aí na internet.

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Abraços e até a próxima 🙂

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