Como Plantar Hortelã em Vaso – Guia Completo para Sacadas e Apartamentos

Cultivar hortelã é uma ótima opção para iniciar a sua horta caseira. Além de super aromática, a hortelã é uma erva excelente para chás e temperos, e o cheiro dela irá invadir a sua casa.

Até agora, já ensinamos aqui no blog como plantar alecrim , plantar camomila com saquinho de chá e como cuidar de tomilho. A hortelã vem para completar o pacote das ervas mais fáceis de cultivar em casas e apartamentos, pois pode ser cultivada em vasos e cresce facilmente.

A hortelã é cultivada no mundo inteiro, e usada nos mais variados tipos de receitas. Essa erva culinária é deliciosa e versátil, tanto fresca como seca.

como cuidar de hortela

As variedades mais cultivadas são a hortelã comum, mas também há quem cultive a menta em casa.

A diferença entre as duas é que a menta possui um sabor muito mais ardido do que a hortelã comum.

Como cultivar Hortelã?

O maior desafio de cultivar hortelã não é como fazer ela germinar ou crescer – e sim como controlar a sua proliferação!

Isso acontece porque depois que a hortelã começa a se desenvolver, ela não para nunca mais! Então é importante deixá-la em um vaso exclusivo e longe de outras plantas para que a hortelã não seja uma erva invasora.

como plantar hortela em vaso

Então, antes de tudo, tenha um vaso separado para ela ou faça uma separação física no seu canteiro, e fique de olho para a hortelã não invadir o resto da sua horta caseira.

A hortelã é perene e super resistente. Ela cresce durante o ano inteiro, especialmente em climas quentes.

Como Plantar Hortelã em Vaso?

A hortelã pode ser plantada diretamente pelas mudas. A melhor opção é plantá-la em vasos exclusivos.

Porém, se você quiser plantá-la no solo ou em jardineira, coloque-a com alguma barreira física: como um pote grande de plástico e enterre, deixando pelo menos 2 cm acima do solo.

Escolhendo a muda de hortelã

Escolha uma muda saudável, em lojas de jardinagem, feiras e supermercados. Se você preferir, também pode cortar um galho e deixá-lo alguns dias na água para formar raízes.

Como propagar a hortelã com galhos

Para propagar a hortelã a partir do caule, corte cerca de dois centímetros acima de uma junção e deixe na água. Troque a água todos os dias e mantenha em um local bem iluminado com luz indireta.

como propagar hortela a partir do galho

Quando começarem a surgir várias raízes brancas, com alguns centímetros de comprimento, é só plantar na terra.

Veja o vídeo abaixo mostrando como propagar hortelã com galhos comprados no supermercado:

Como escolher o vaso ideal para plantar hortelã

O melhor tamanho de vaso para cultivar hortelã é cerca de 30 a 40 cm de diâmetro, pois ela cresce bastante.

O solo deve ser bem drenado, então use vasos furados, coloque pedrinhas ou telha no fundo do vaso antes de colocar a terra e não use pratinhos.

Como Cuidar de Hortelã em Apartamento e Sacada

A hortelã pode ser cultivada em apartamentos, varandas e sacadas, além de jardins e quintais. O ideal é manter a terra sempre úmida, porém não encharcada.

A Hortelã gosta de receber bastante sol, então deixe em um local que receba sol direto pelo menos durante um período do dia (de preferência pela manhã). Se estiver muito calor, regue mais de uma vez ao dia.

Veja também: 5 Ideias de Jardim Vertical para Apartamentos e Varandas

Nunca deixe o vaso encharcado, pois o excesso de água pode apodrecer as raízes da hortelã.

como cultivar hortela

Quando a hortelã estiver grande e forte, faça podas regulares , especialmente para evitar que ela fique muito alta. Essas podas farão as folhas da hortelã manterem seu sabor marcante e concentrado, além de estimular o crescimento de novos ramos.

Apenas lembrando que a poda deve ser feita com cuidado, nunca pode mais do que 1/3 da planta inteira, pois você poderá matá-la.

Não deixe que a hortelã floresça. Caso contrário, a planta reservará os nutrientes para a produção de flores e não para o crescimento das folhas. Para não causar estresse na planta, anualmente, divida o pé em novas porções, para formar novas mudas.

Veja também: 5 Receitas Incríveis de Sucos Refrescantes para o Verão

Veja também: Deixe sua Casa com um Cheiro Incrível sem usar Produtos Químicos

como plantar hortela em vaso

10 comentários em “Como Plantar Hortelã em Vaso – Guia Completo para Sacadas e Apartamentos”

  1. Deuzeni Lina da Silva Ruiz

    Já estou com uma produção caseira PERFEITA, de hortelã, aprendi com vcs,o alecrim é que só dias mudinhas sobreviveram, mas chego lá. Obrigada pelo carinho das explicações detalhadas.Somos leigos ,mas somos gratos, bjos e obrigada

    1. Meu Lar Minha Paz

      Olá Deuzeni, obrigada pela mensagem <3 Tomara que sua produção continue crescendo lindamente! Beijos querida

  2. Desisti de hortelã… ô plantinha que aparece lagarta (umas pretas, cabeludinhas). Tá lá a hortelã linda e no outro dia só os galhinhos, e elas gordas, pra lá e pra cá.

    1. Meu Lar Minha Paz

      aqui nunca apareceu.. Veja de colocar algum repelente natural nela, como borra de café por exemplo (aí vai depender do tipo da lagarta)

  3. Ana Maria R Inácio

    Não tenho sorte com hortelã …já comprei mudas plantadas mas morre….já deixei na agua mas seca todas as folhas …na minha irmã parece grama …acho que ele gosta é de chão mesmo…nos vasos não vive comigo.

    1. Meu Lar Minha Paz

      pra ela vingar no vaso, precisa estar recebendo bastante sol e deixa a terra sempre úmida, mas não enxarcada. Se começar a secar, poda ela, ela gosta de ser podada, corte as folhinhas secas e espera uns dias que volta a brotar

  4. Também não tenho sorte com hortelã, já comprei várias mudas e acabam morrendo, isso que planto no chão e mantenho sempre molhadas. Essa história que cresce como inço, não acontece na minha horta.

    1. Meu Lar Minha Paz

      pode ser o tipo da hortelã, sabia? Eu estou com um vaso novo aqui e ela é super fraquinha, vive secando folha. A outra que eu tinha era muito mais forte, até invadia os outros vasos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Rolar para cima