O banheiro é um dos cômodos mais importantes da casa – e o que deve estar sempre limpo. A sua casa pode estar bagunçada, mas se o banheiro e a cozinha estiverem limpos, já é um grande passo e um alívio.

Dentro do banheiro, o item que mais deve ser levado em consideração na hora da limpeza é o vaso sanitário. Ele concentra a maior parte das bactérias e micróbios, e grande parte da sujeira. Um vaso sanitário limpo é meio caminho andado para um banheiro em ordem.

E é aí que entra o problema: como o vaso sanitário é a parte mais suja do banheiro, quase ninguém gosta de limpá-lo. Quase todo mundo sonha em limpar o vaso o mais rapidamente possível e da melhor forma sem ter muito trabalho. Você se identifica?

dicas-para-limpeza-do-banheiro-9

Agora entra a boa notícia: é possível limpar o vaso sanitário em poucos minutos e deixá-lo impecável e higienizado. Então,  vamos ao conteúdo!

Com que frequência devo limpar o vaso sanitário?

O vaso sanitário concentra a maior parte da sujeira do banheiro, mas é claro que a frequência da limpeza será de acordo com o nível de uso da peça. Se você limpar diariamente, nunca terá que se deparar com a louça manchada ou com mal cheiro. É claro que depende do número de pessoas da casa e do nível de uso.

Banheiros dos quartos e o banheiro principal da casa devem ser limpos diariamente ou a cada dois dias. Já os lavabos ou banheiros que são usados com menor frequência podem ser limpos a cada três dias ou semanalmente, conforme o uso.

dicas-para-limpeza-do-banheiro-8

Em casas com crianças, pessoas idosas ou doentes, a frequência da limpeza deve ser maior, para evitar a proliferação de bactérias causadoras de doenças. O ideal é manter um mínimo de duas vezes por semana, com desinfetante, mas quanto maior a frequência de uso, maior deve ser a frequência da limpeza também.

Mantendo bons hábitos de higiene no banheiro

Uma coisa importante é que as bactérias que ficam no vaso sanitário não causam, necessariamente, doenças e infecções, mas algumas causam e são essas que devemos nos preocupar. E aqui entra uma informação importante: o hábito de dar descarga com a tampa abaixada é muito mais eficiente do que a paranoia com a limpeza do vaso.

Isso acontece porque ao dar descarga, o fluxo de água causa uma turbulência que joga as bactérias e coliformes fecais para o ar, invadindo todo o banheiro. E também é importante lavar bem as mãos após usar o banheiro, para que estas bactérias não entrem em contato com a boca, olhos ou mucosas  e cause doenças.

É mais importante limpar por fora do vaso sanitário do que por dentro!

A parte interna do vaso sanitário é, frequentemente, o local em que as pessoas tem mais nojo de limpar. Mas, você sabia que é do lado de fora que se concentram a maior parte das bactérias?

É a mais pura verdade. O lado interno do vaso é lavado a cada vez que se dá descarga, além de que muitas pessoas tem o costume de usar pedras ou géis sanitários que desinfetam a água durante a descarga. Então, o lado interno é a parte mais limpa.

Hands on yellow gloves cleaning a WC
Hands on yellow gloves cleaning a WC

O problema principal da sujeira do vaso sanitário fica nas áreas que entram em contato com a pele – como a louça externa, a tampa e o botão da descarga. Estes são os locais que entram em contato com a urina, vestígios de fezes e a sujeira das mãos. E, diferentemente da louça interna, o lado externo do vaso sanitário não é lavado a cada descarga.

Por esse motivo, você deve se preocupar muito mais com a tampa, descarga, louça externa e o chão ao redor do vaso sanitário do que com a parte interna propriamente dita.

Agora que você já entendeu onde fica, de verdade, a sujeira do vaso sanitário, vamos aprender como limpar de forma rápida e eficiente!

Como Limpar o Vaso Sanitário Corretamente

Primeiramente, o foco da limpeza deve ser na tampa onde as pessoas se sentam e no botão da descarga. Estas são as duas áreas com maior concentração de bactérias.

Use luvas durante a limpeza para evitar entrar em contato direto com a sujeira e com os produtos de limpeza.

Você irá precisar usar um desinfetante específico para banheiro (com ou sem cloro, dependendo do grau de sujeira) ou um spray multiuso genérico. Veja esta dica sobre como fazer um limpador multiuso caseiro. Use também uma escova para banheiro e pedaços de papel toalha. O papel toalha é melhor que os panos, pois é descartável. Usar pano para limpar o vaso sanitário pode não remover todas as bactérias se você não lavá-lo direito. Se escolher usar panos, use sempre o mesmo para o vaso e deixe-o de molho em água sanitária para matar as bactérias após o uso.

Passe o desinfetante por todo o vaso, incluindo o botão de descarga, louça externa, tampa e o chão ao redor. Deixe a região úmida (coloque o desinfetante em um frasco spray para facilitar) com o produto agindo enquanto limpa a  parte interna.

Como-limpar-vaso-sanitário-a-fundo-passo-a-passo

Para o lado interno, aplique o limpador, de preferência com cloro, ou água sanitária na louça interna, e não se esqueça das áreas perto de onde sai a água da descarga. Use a escova sanitária para esfregar e deixe agindo por alguns minutos.

limpar vaso por dentro

Feche a tampa e use o papel toalha ou um pano seco para retirar o desinfetante que foi aplicado no lado externo. Para uma limpeza mais profunda, use semanalmente uma escova de dentes para limpar as partes mais inacessíveis, como parafusos, cantos e rebarbas.

Dê descarga para remover o produto da parte interna do vaso e erga a tampa. Agora, seque com o papel toalha a parte interna e a louça para remover o desinfetante que foi aplicado.

Pronto! Agora deixe o vaso aberto por alguns minutos para secar e seu vaso já está desinfetado e limpo!

Para secar a escova sanitária antes de guardá-la, deixe-a presa entre a louça e a tampa como na imagem abaixo:

secar escova vaso sanitario

 

Uma dica interessante é usar no dia-a-dia os limpadores multiuso específicos para banheiro , mas na versão sem cloro, e usar as versões com cloro ou água sanitária apenas semanalmente ou nos dias de limpeza mais pesada. Usar produtos com cloro diariamente podem prejudicar a sua saúde, pois o vapor é tóxico.

Veja algumas sugestões de limpadores multiuso para banheiro sem cloro:

cif sem cloro mr musculo sem cloro pato sem cloro veja sem cloro E as suas versões com cloro:

uau com cloro

ype com cloo

E aí, gostou das dicas? Manter essa limpeza regular do vaso sanitário irá evitar que ele fique encardido e imundo. É melhor gastar poucos minutos algumas vezes por semana do que ficar uma tarde inteira para desencardir a louça, não é mesmo?

Deixe aqui seus comentários e compartilhe o artigo com os amigos! E se você tem problemas com vaso entupido, confira também este artigo que ensina algumas dicas para desentupir o vaso sanitário.

Já se você quiser decorar seu banheiro, leia o artigo que ensina vários gráficos de crochê para tapetes de banheiro – desde decoração adulta, moderna, até tapetes infantis para o banheiro das crianças! Leia aqui.

Veja também nosso artigo sobre dicas de decoração e reforma para banheiros modernos!

Espero que tenha gostado do conteúdo 🙂

Beijos e até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.