Pisos de madeira são lindos e dão um ar de sofisticação e luxo para qualquer casa, desde que esteja bem cuidado.

O problema é justamente mantê-lo sempre limpo, brilhando e sem riscos. Parece um bicho de sete cabeças , não é? Mas acalme-se, neste artigo vou dar várias dicas indispensáveis para quem tem piso de madeira em casa. Você conseguirá ter um piso brilhando e sem riscos que durarão muito tempo e conservarão a beleza da sua casa. Então, vamos lá? Continue lendo até o final e anote as dicas!

Dicas para Não Riscar o Piso de Madeira

riscos piso de madeira

Evite entrar em casa com o calçado da rua, pois pequenas pedras podem estar grudadas nas solas. Crie o costume de deixar chinelos perto da porta de entrada. Além de evitar os riscos, também é mais higiênico, pois você não trará sujeira da rua para casa, e conservará o piso limpo e lustroso.

  • Aspire o chão com regularidade, com escovas próprias para esse tipo de piso. Assim o pó não se acumulará nos rejuntes.
  • Encere ou passe verniz ao menos uma vez ao ano, pois além de deixar bonito, a cera também protege a madeira de agressões e do envelhecimento.
  • Use tapetes nos lugares de maior passagem, como corredores e áreas das mesas.
  • Use protetores de feltro nos pés dos móveis
  • Para móveis com rodas, proteja o piso com tapetes de poliuretano – isso permite que os móveis deslizem sem riscar o piso.
  • Ao limpar a casa, crie o costume de levantar os móveis ao invés de arrastá-los.

 

Como Limpar o Chão de Madeira

Os cuidados acima são essenciais para evitar riscos, mas além disso o piso também precisa ser mantido limpo. Existem muitos produtos próprios para pisos de madeira e tacos. Sempre use produtos específicos para madeira, assim você evitará manchas e conservará o aspecto brilhoso e bonito.

como limpar piso de madeira

Limpando a poeira do dia-a-dia

Para a poeira do dia-a-dia, utilize uma vassoura de cerdas macias ou um pano levemente úmido. Você também pode usar o aspirador de pó, mas neste caso opte por modelos que possuam escovas macias.

É essencial manter o piso de madeira livre de pó, pois isso também evita pequenos riscos que com o tempo se tornam evidentes e dão o aspecto de piso velho.

Limpeza de manchas difíceis

Para manchas de vinho, suco ou café, umedeça um pano com uma solução de água e álcool (meio a meio) e passe sobre o local;

Manchas de tinta de caneta e esmalte são facilmente removidas com álcool ou acetona;

As manchas de gordura podem ser removidas com desengordurante e um pano úmido.

Independente do tipo de sujeira, evite utilizar produtos como amoníaco, esfregões e produtos oleosos. Eles irão danificar o piso.

Também recomendo que não use panos molhados demais pois a umidade irá estragar a madeira.

Conclusão

O piso de madeira é algo muito bonito de se ver, mas requer cuidados específicos para a sua manutenção. Invista em bons produtos, mantenha o chão encerado e evite vassouras com cerdas duras e panos molhados. Seguindo estas orientações, seu piso se manterá sempre livre de poeira e riscos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.