Receita de Pão de Queijo Mineiro com Parmesão: Fofinho e Fácil!

receita pao de queijo caseiro com parmesao

Você gosta de pão de queijo? Então essa receita é para você.

O pão de queijo é um queridinho universal para qualquer região do país. Mas a verdade é que existem muitas receitas de pão de queijo por aí, desde o clássico mineiro até suas variações. A melhor receita depende muito do gosto de cada um.

Existem receitas mais fáceis, outras que deixam o pão de queijo mais borrachudo, ou mais fofinho. A receita ideal será aquela que você gosta mais. E essa aqui é uma das minhas receitas preferidas, pois fica com um gosto muito bom e dá para fazer com queijo parmesão.

Na receita original do pão de queijo mineiro da roça você não usa parmesão, e sim outros queijos de minas, como o da serra da canastra, minas padrão, meia cura, etc. Mas aqui em São Paulo, por exemplo, é meio difícil encontrar esses queijos no supermercado, por isso eu prefiro usar receitas com queijo parmesão, mesmo não sendo a “verdadeira” receita.

O queijo parmesão não é o mais indicado para fazer pão de queijo porque ele é mais seco. Mas , com a receita certa, também funciona , e no meu caso essa é a única opção. Fica bem gostoso!

Sabendo tudo isso, vou postar aqui a minha receita. Se você tem alguma receita que gosta também, compartilhe com as amigas aqui do blog nos comentários!

Veja também: Receita de Pão Caseiro Saudável Integral de Aveia

Receita de Pão de Queijo com Parmesão

Quentinho, ele pode ser a estrela do café da manhã, lanche da tarde ou da lancheira das crianças, esse pão de queijo fofinho vai conquistar a família toda. E a boa notícia é que dá para fazer em casa de um jeito simples e rápido. Veja como:

Ingredientes

  • 250 g de polvilho doce
  • 250 g de polvilho azedo
  • 250 g de queijo parmesão ralado
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) rasas de manteiga (não é margarina!!)

Dica: compre uma peça de queijo parmesão e rale em casa, ao invés de comprar o saquinho de queijo ralado. O queijo ralado na hora tem mais gordura e é mais molhadinho, e isso ajuda no resultado final do pão de queijo.

Modo de Preparo

Esse pão de queijo é feito em quatro passos:

  1. Pré aqueça o forno a 180 graus.
  2. Aqueça o leite com a manteiga até ferver. Em uma vasilha, adicione a mistura dos dois polvilhos e despeje o leite para escaldar. Vá misturando até esfriar. Quando você conseguir colocar a mão sem desconforto é porque está numa tempratura boa. É importantíssimo deixar esfriar, porque caso contrário você irá cozinhar o ovo e derreter o queijo, e a receita desanda.
  3. Misture os ovos e o queijo ralado e adicione ao polvilho escaldado
  4. Faça bolinhas com as mãos. Dica: pingue um pouco de óleo ou manteiga na mão para não grudar.

Viu como é fácil?

A única dificuldade dessa receita, na minha opinião, é a parte de escaldar o polvilho, porque a massa fica muito grudenta, como uma cola. Então sugiro escolher bem a colher que você irá usara para isso, e se quiser misturar com as mãos, esteja preparada para um pouco de bagunça. A consistência é de uma massa pegajosa mesmo, não deve ser muito líquida, nem muito consistente.

massa do pão de queijo caseiro consistencia
A massa fica mais ou menos assim. Fonte: Cozinhasemdrama.blogspot.com

Se a sua massa estiver grudenta demais, não se assuste! Dá certo depois que assa.

A mistura do polvilho doce com o azedo faz o pão de queijo ficar, ao mesmo tempo, macio como um bolinho mas levemente borrachudo como o queijo. Para mim é a consistência ideal. Se você gosta dele mais mole, ou mais tipo “bolo”, basta alterar essa proporção ou buscar receitas que só levem um tipo de polvilho.

Veja também: Receita de Pão de Alho Caseiro para Churrasco

Dica: antes de colocar no forno, experimente a massa para ver se está bom de sal. Já aconteceu de ficar um pouco sem sal devido ao queijo, então é bom experimentar e corrigir antes de colocar para assar.

Você também pode congelar as bolinhas para assar  o pão de queijo depois. Eu espalho as bolinhas (longe uma das outras para não grudar) em uma assadeira e deixo algumas horas no freezer.

massa de pão de queijo caseiro

Depois de congeladas elas param de grudar, aí é só colocar em um pote ou saquinho e retirar do freezer quando quiser assar. Pode assar com elas congeladas mesmo que dá certo também.

Espero que tenha gostado da receita! E você, tem algum segredinho a mais para assar pão de queijo? Deixe aqui  nos comentários!

receita pao de queijo caseiro com parmesao (16)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Rolar para cima