Quer dicas de receitas caseiras para limpar bijuterias escurecidas? Então chegou ao lugar certo!

As bijuterias são acessórios essenciais na vida de qualquer mulher. Se forem de qualidade, podem se passar por jóias e complementar qualquer visual.

As bijuterias são mais baratas que jóias ou semi jóias, por isso é fácil criarmos uma coleção delas! Brincos, colares, anéis e pulseiras invadem a vida de qualquer mulher.

O único problema é que, apesar de baratas, as bijuterias podem escurecer com o tempo , dando a impressão de velhas e feias. Mas se você souber limpar corretamente, poderá mantê-las sempre novas e brilhantes.

Na dica de hoje, vou te passar 4 receitas caseiras para limpar bijuterias escurecidas. Teste e veja os resultados!

Como Limpar Bijuteria Escurecida com Vinagre e Bicarbonato

A primeira dica é usar vinagre e bicarbonato. Ela é boa para colares e pulseiras, pois você pode deixar um pouco de molho para limpar a corrente.

como limpar bijuteria com bicarbonato e vinagre

O passo a passo é o seguinte:

  • Coloque 1 L de água morna, 2 colheres de detergente neutro e 2 colheres de vinagre branco em um recipiente. Adicione um pouco de bicarbonato de sódio (vai borbulhar!)
  • Agora, molhe suas bijuterias nesse líquido. Você pode deixar de molho por alguns (poucos) minutos ou se preferir use uma escova de dente para esfregar a superfície.
  • Deixe secar naturalmente ou com o secador de cabelos no ar frio.

Como Limpar Bijuterias com Pasta de Dente

A pasta de dentes é muito usada para limpar jóias e bijuterias. Ela atua como um esfoliante, polindo a superfície.

Mas, cuidado, se a peça for muito lisa ou brilhante, a pasta de dente pode riscar sua peça. Então recomendo que você teste em uma parte pequena primeiro para ver se vai funcionar.

Aplique um pouco de pasta de dente na bijuteria usando um cotonete. Retire o excesso de pasta de dente com uma flanela ou pano macio. Esfregue suavemente usando esse mesmo pano. A pasta dará um leve polimento para a sua bijuteria. Limpe rapidamente com água e seque imediatamente caso fique algum resíduo da pasta.

Como limpar bijuteria com Batom Velho

Você sabia que é possível limpar sua bijuteria usando um batom velho?

como limpar bijuteria com batom velho

Pois é. Essa receita circula muito na internet!

Eu pessoalmente prefiro usar a pasta de dente, mas você pode testar a técnica do batom também. O conselho é o mesmo: Teste em uma parte pequena primeiro antes de aplicar em tudo.

Não recomendo usar a técnica do batom em correntes e pulseiras, porque ele pode impregnar. Use para anéis ou bijuterias com grandes superfície lisa.

O processo é o mesmo que você usou para a pasta de dente: aplique o batom velho por toda a superfície usando um cotonete, retire o excesso e esfregue com uma flanela para polir.

Como Limpar Bijuterias com Sabão em Pó

Muita gente usa sabão em pó para limpar bijuterias escurecidas e sujas. Eu também gosto dessa técnica, e uso principalmente para colares e brincos.

como limpar bijuteria com sabão em pó

Para limpar suas bijuterias com sabão em pó, adicione 1 colher de sopa de sabão em pó em um recipiente com água. Coloque a bijuteria e deixe de molho por aproximadamente 12 horas.

Veja também: Como Limpar e Cuidar de Todos os Tipos de Sapatos

Retire da solução deixe as peças em cima de uma toalha ou pano de prato. Use o pano para secar dando batidas (cuidado para que os fios da toalha não enrosquem na bijuteria).

Você também pode usar um secador com potência baixa e ar frio para secar mais rápido e evitar que elas escureçam de novo.

Atenção: não use essa técnica para bijuterias com pedras, pérola, coral ou turquesa pois pode danificar!

Conclusão

Essas foram algumas dicas de técnicas para limpar suas bijuterias. A melhor maneira de evitar que elas escureçam é usar um pano limpo e liso, como flanela, para limpar sempre que usar. Guarde-as em uma caixa organizadora, e evite que elas fiquem soltas e encostando uma na outra, pois o atrito pode danificar o material e o tratamento superficial das suas bijus, fazendo com que elas escureçam mais rápido.

Outra dica pra conservar melhor suas bijuterias é evitar usá-las na praia ou academia, pois o suor e água salgada irão danificar muito o material e fazê-las ficarem velhas, escuras e sem brilho.

Espero que tenha gostado das dicas! Tem mais alguma receita? Então deixe aqui nos comentários e ajude a comunidade 🙂

como limpar bijuteria escurecida