Como Limpar Tela de TV sem Manchar

limpar tela de tv sem manchar

Limpar a tela da sua televisão não é uma tarefa simples como antigamente. Hoje em dia, temos muitos televisores com tela plana, de LCD ou Plasma, que necessitam de cuidados específicos. Antigamente, as televisões eram de tubo com tela de vidro, tornando tudo mais fácil.

As TVs mais modernas podem manchar com facilidade de você usar o produto incorreto ou um pano muito abrasivo. Além disso, muitas delas grudam partículas de pó e gordura, tornando a limpeza ainda mais difícil.

Como Limpar a Tela da TV sem Danificar: Principais Cuidados

Antes de limpar a tela da TV é preciso de atentar a alguns detalhes importantes:

Não use qualquer produto químico ou limpador multiuso

Usar produtos químicos inadequados em telas de LCD podem danificar permanentemente o aparelho, porque as telas são feitas de um plástico flexível especial, e não de vidro. Já as telas de plasma são de vidro, mas é uma variedade mais delicada que também não suporta alguns tipos de elementos químicos.

Não use panos ou esponjas abrasivas

Como essas telas modernas riscam facilmente, evite usar panos sujos ou abrasivos, pois qualquer coisa pode arranhar a tela, inclusive alguns tipos de papel. Então, muito cuidado! Não trate a tela da sua TV como uma tela de vidro.

Siga as Recomendações do Fabricante

Todos os fabricantes de TV (Philips, Samsung, Philco, Sony e LG) possuem recomendações de limpeza da televisão no manual de instruções que veio junto com o aparelho.  A maioria inclui usar uma flanela macia e evitar usar álcool, vinagre ou limpa vidros diretamente na tela.

Em qualquer caso, se você ainda possui o manual da sua televisão, é importante verificar essa informação e seguir o que o fabricante está recomendando.

Como Aplicar Detergente na Mancha de Gordura

A maior reclamação é sempre com relação a manchas de gordura e impressões digitais na tela da TV. Existe uma receita caseira que consiste em usar água com detergente em um pano para limpar a gordura da tela da TV, mas tome muito cuidado com isso.

Jamais aplique a água ou o detergente diretamente na tela, pois pode ser perigoso se ele infiltrar dentro do aparelho. Você corre o risco de queimar a tela fazendo isso. O mesmo vale para panos molhados.

Veja também: Faça seu Próprio Limpador Multiuso: Receita Caseira Fácil e Barata

Sempre umedeça esses panos e retire todo o excesso de líquido, principalmente quando for passar o pano perto das beiradas da tela, que é onde pode ocorrer a infiltração.

Nunca deixe escorrer nenhum tipo de líquido na tela da sua televisão quando estiver limpando!

Como Limpar a Tela da Televisão sem Manchar

Agora que você já sabe as recomendações gerais para limpar a tela da sua TV e tirar as manchas, confira algumas maneiras seguras de limpar a tela sem danificar sua televisão.

Lebre-se de testar essas dicas sempre com a televisão desligada para evitar problemas.

  • Pano úmido com um pingo de detergente: coloque uma gota de detergente neutro em uma flanela úmida e macia e passe na superfície da TV. Finalize a limpeza com outro pano macio e seco.
  • Para limpar a poeira: compre panos de microfibra e passe-os  a seco cuidadosamente pela tela. Essa é a melhor maneira de limpar a tela da TV se não houver manchas de gordura.
  • Jamais use soluções em spray diretamente sobre a tela, para não manchar ou danificar o aparelho.
  • Use limpadores específicos. Algumas marcas vendem lenços umedecidos especiais para limpar tela de LCD e tela de plasma. Esses lenços são ótimos, mas use-os com cuidado: retire primeiro a poeira com um pano de microfibra ou flanela secos, e use o lenço umedecido para limpar as marcas e manchas de gordura.
  • Se o produto for em spray, use o spray em um pano e passe o pano na tela: jamais coloque spray diretamente na tela.
  • Evite usar papel toalha ou qualquer outro papel na tela, pois eles podem riscar.
  • Mantenha panos de microfibra por perto e sempre limpos, e use-os somente para as telas. Isso irá evitar que partículas de sujeira de outros lugares fiquem presos na fibra do pano e acabem riscando a tela.
  • Não esfregue o pano, as unhas ou qualquer outra coisa na tela. Se alguma mancha estiver difícil de sair, passe suavemente o pano úmido várias vezes, com paciência. Esfregar poderá riscar permanentemente a tela da sua TV.

Dica: na loja Daiso existe um pano de microfibra que “gruda” o pó. Esse pano é ótimo! Eu guardo um desse só para limpar as telas das televisões e notebooks aqui de casa.

pano de microfibra pra limpar a tv
Pano de microfibra pra limpar a tv

Também já vi um pano da Flashlimp que é ótimo:

pano microfibra flashlimp para limpar tela de tv
pano microfibra flashlimp para limpar tela de tv

Em geral, qualquer pano de microfibra serve. Evite perfex, panos finos ou de algodão, pois eles podem soltar fiapos.

pano multiuso para limpar tela de lcd
Esse tipo aqui não é muito bom para limpar tela de TV

Conclusão

É possível limpar a tela da TV e remover manchas de gordura sem marcar, riscar ou manchar ainda mais a tela. Limpe com cuidado e usando uma flanela , pano macio ou de microfibra sempre que perceber o pó grudando na tela. Se existirem manchas de gordura, nada que um limpador específico ou uma gota de detergente no pano úmido não resolva.

Lembre-se de sempre verificar o manual do fabricante da sua televisão, e evite usar qualquer produto diretamente na tela, principalmente limpador multiuso, álcool e vinagre.

As dicas para limpar a tela da tv também servem para tela de notebooks e computadores.

Espero que as dicas tenham te ajudado!

Veja também: Misturinha para Limpeza Geral

Como Limpar a Tela de TV sem Manchar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Rolar para cima