Você gosta de Alecrim? Então aprenda a cultivá-lo em casa ou apartamento!

Além dos seus usos culinários, o Alecrim também é uma erva medicinal. Neste artigo eu falo sobre os benefícios do alecrim para a saúde:

Veja também: Combata estas 5 Doenças com Alecrim!

O Alecrim é uma erva aromática perfeita para qualquer ambiente, pois é fácil de cuidar. Você pode cultivar em vasos, na terra, em varandas e janelas de apartamento… enfim onde quiser.

Ele também é uma erva de fácil cultivo, pois demanda poucos cuidados. Além disso, dificilmente o alecrim será alvo de fungos e pragas, pois seu cheiro forte afasta os insetos.

Como Plantar Alecrim

como plantar alecrim

O alecrim pode ser plantado em vasos ou no solo. É importante deixá-lo exposto ao sol, portanto você pode deixá-lo em uma janela, sacada, varanda ou em um local iluminado do seu quintal.

O alecrim é uma planta de crescimento lento, portanto não recomendo fazer o cultivo desde a semente. Opte por mudas ou vasos vendidos nas floriculturas.

O alecrim também se reproduz se você cortar um talo na diagonal(de aproximadamente 10 cm), deixe-o descansar por três dias e em seguida plante na terra úmida. Em algumas semanas as raízes se formarão e você irá reproduzir a planta.

Como Cultivar Alecrim Corretamente

como cuidar de alecrim

Solo:

O alecrim gosta de solo bem drenado. Então use vasos com rochas no fundo e com furos, sem pratinhos. O excesso de água pode matar a planta.

Sol:

O alecrim precisa de aproximadamente seis a oito horas de sol por dia. De preferência, deixe-o exposto ao sol da manhã, que é mais fraco e evitará a queima das folhas.

Água:

O alecrim é bem tolerante a secas. Deixe  solo secar completamente antes de regar, para garantir que as raízes não irão apodrecer.

Vasos e interação com outras plantas:

O alecrim cresce bem em vasos. Mude-o para um vaso maior se sentir que a planta está grande demais, ou faça uma poda.

O alecrim gosta de solos mais secos, então o recomendado é cultivá-lo junto com outras plantas similares como o tomilho e a sálvia.

Veja também: Como plantar e cuidar de tomilho: Tudo o que você precisa saber!

Como Colher o Alecrim

como colher alecrim

Você pode colher o alecrim sempre que precisar. Não retire as folhas, e sim corte os galhos em um corte diagonal com uma tesoura afiada. A planta irá se recuperar rapidamente e crescer mais galhos.

A única recomendação é não cortar o galho inteiro desde a base.

Você pode secar o alecrim deixando os galhos cortados no sol, ou conservá-lo no azeite ou óleo.

Veja também: Combata estas 5 Doenças com Alecrim!

Conclusão

O alecrim é uma erva fácil de cuidar e que cresce muito bem no clima brasileiro. A causa mais comum de morte dessa planta é o excesso de água, então tome cuidado com as regas.

Fora isso, plantar alecrim em casa é uma ótima ideia pois a planta é aromática e tem vários usos na cozinha. Experimente adicionar alecrim nas batatas e no frango: ficará delicioso!

Para quem mora em apartamento pequeno, sugiro fortemente criar uma horta vertical com garrafa PET, pois é uma ótima alternativa que ocupa pouco espaço.

Veja também: 5 Ideias de Jardim Vertical para Apartamentos e Varandas

alecrim plantar e cuidar (20)

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente ilustração.
    Fiquei feliz com todas as dicas fornecidas pois é o que eu estava precisando.
    Parabéns
    Irina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.