Como Plantar e Cuidar de Alecrim: Guia Completo

Você gosta de Alecrim? Então aprenda a cultivá-lo em casa ou apartamento!

Além dos seus usos culinários, o Alecrim também é uma erva medicinal. Neste artigo eu falo sobre os benefícios do alecrim para a saúde:

Veja também: Combata estas 5 Doenças com Alecrim!

O Alecrim é uma erva aromática perfeita para qualquer ambiente, pois é fácil de cuidar. Você pode cultivar em vasos, na terra, em varandas e janelas de apartamento… enfim onde quiser.

Ele também é uma erva de fácil cultivo, pois demanda poucos cuidados. Além disso, dificilmente o alecrim será alvo de fungos e pragas, pois seu cheiro forte afasta os insetos.

Como Plantar Alecrim

como plantar alecrim

O alecrim pode ser plantado em vasos ou no solo. É importante deixá-lo exposto ao sol, portanto você pode deixá-lo em uma janela, sacada, varanda ou em um local iluminado do seu quintal.

O alecrim é uma planta de crescimento lento, portanto não recomendo fazer o cultivo desde a semente. Opte por mudas ou vasos vendidos nas floriculturas.

O alecrim também se reproduz se você cortar um talo na diagonal(de aproximadamente 10 cm), deixe-o descansar por três dias e em seguida plante na terra úmida. Em algumas semanas as raízes se formarão e você irá reproduzir a planta.

Como Cultivar Alecrim Corretamente

como cuidar de alecrim

Solo:

O alecrim gosta de solo bem drenado. Então use vasos com rochas no fundo e com furos, sem pratinhos. O excesso de água pode matar a planta.

Sol:

O alecrim precisa de aproximadamente seis a oito horas de sol por dia. De preferência, deixe-o exposto ao sol da manhã, que é mais fraco e evitará a queima das folhas.

Água:

O alecrim é bem tolerante a secas. Deixe  solo secar completamente antes de regar, para garantir que as raízes não irão apodrecer.

Vasos e interação com outras plantas:

O alecrim cresce bem em vasos. Mude-o para um vaso maior se sentir que a planta está grande demais, ou faça uma poda.

O alecrim gosta de solos mais secos, então o recomendado é cultivá-lo junto com outras plantas similares como o tomilho e a sálvia.

Veja também: Como plantar e cuidar de tomilho: Tudo o que você precisa saber!

Como Colher o Alecrim

como colher alecrim

Você pode colher o alecrim sempre que precisar. Não retire as folhas, e sim corte os galhos em um corte diagonal com uma tesoura afiada. A planta irá se recuperar rapidamente e crescer mais galhos.

A única recomendação é não cortar o galho inteiro desde a base.

Você pode secar o alecrim deixando os galhos cortados no sol, ou conservá-lo no azeite ou óleo.

Veja também: Combata estas 5 Doenças com Alecrim!

Conclusão

O alecrim é uma erva fácil de cuidar e que cresce muito bem no clima brasileiro. A causa mais comum de morte dessa planta é o excesso de água, então tome cuidado com as regas.

Fora isso, plantar alecrim em casa é uma ótima ideia pois a planta é aromática e tem vários usos na cozinha. Experimente adicionar alecrim nas batatas e no frango: ficará delicioso!

Outra plantinha fácil de germinar e cuidar é a camomila. Eu ensino como plantar com sachê de chá e como cuidar. 

Para quem mora em apartamento pequeno, sugiro fortemente criar uma horta vertical com garrafa PET, pois é uma ótima alternativa que ocupa pouco espaço.

Veja também: 5 Ideias de Jardim Vertical para Apartamentos e Varandas

alecrim plantar e cuidar (20)

25 comentários em “Como Plantar e Cuidar de Alecrim: Guia Completo”

  1. Irina Benke de Carvalho

    Excelente ilustração.
    Fiquei feliz com todas as dicas fornecidas pois é o que eu estava precisando.
    Parabéns
    Irina

    1. Mere Cardoso

      Obrigado pela dica eu já venho plantado o alecrim mais não vai pra frente aí agora entendi que eu devo molhar de mais agora vou ter mais cuidado eu adoro o chá é muito bom pra saúde eu fiquei curada da enxaqueca é do o meu filho ele tinha sinusite é depois que passei dar o chá ele não dar mais crises esse remédio natural é maravilhoso 🙏👏a foro agora com essa dica vou conseguir ter em casa plantado para não precisa comprar muito obrigado mesmo

      1. Gostei muitoda dica c cuidar do alecrim tenho dois vasos e estava molhando demais agr ja sei como regar
        Obrigada!!!

    2. Maria das Graças Pimentel

      Adoro alecrim!
      Eu tenho um vaso que já está bem grande. Já precisa ser podado! gratidão! 👋🏾🙏🏾🙌💖

    3. Nailda barbosa santos

      Gostei muito da explicação pois to com o galho do alecrim para plantar e e bom saber como devo plantar .

  2. Salma Oliveira

    Muito agradecida por todas as dicas sobre o alecrim, são úteis e simples de praticar para o cultivo e benefícios para saúde.

  3. Silvia F.da Silva

    Muito obrigada pelas dicas sobre o alecrim. Se possível gostaria da matéria sobre arruda como cuidar.

    Obrigada

    1. Meu Lar Minha Paz

      difícil, pode ser falta de água ou o vaso muito pequeno. Especialmente se ele estava muito grande e vistoso, já devia estar em um vaso pequeno demais para o tamanho!

  4. Estou fazendo uma horta aqui em casa bem pequena só com hortaliças, ainda não plantei alecrim pq queria exatamente isso, precisava de dicas.mas agora eu sei, obrigada

  5. Célia Coelho

    Obrigada pela informação, já tive alecrim em vaso, mas infelizmente morreu, irei conseguir outra muda, sou muito fã do alecrim. 👏👏😘😘😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Rolar para cima