Você sabia que existem várias plantas que são conhecidas como cebolinhas?

Sim, existem várias espécies de cebolinha e é muito importante saber a diferença entre elas para cultivar e utilizar no seu dia-a-dia.

Estamos acostumados com a cebolinha comum, que vende na feira, e é um ótimo tempero. Mas existem outros tipos também.

A cebolinha é uma planta parente do alho, da cebola e também do alho poró.

Cebolinha Comum (allium fistulosum)

O primeiro tipo é a cebolinha comum (allium fistulosum), que vende no supermercado. Normalmente ela vem junto com salsinha ou coentro, como cheiro verde. O cheiro verde é uma combinação entre várias ervas.

cebolinha comum propriedades

A cebolinha comum tem um porte grande. São espécies de canudos verdes altos, bem estruturados. Quando você corta ela chega até a ser crocante.

O sabor da cebolinha comum é forte e marcante, muitas vezes ardido. Por isso, é interessante para ser usada em pouca quantidade espalhada nas receitas. Em saladas, é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade.

Cebolinha francesa

A cebolinha francesa é parecida com a cebolinha comum, porém é menor, as folhas são menos duras e ela não cresce muito. Ela é menos estruturada.

cebolinha francesa propriedades

O sabor da cebolinha francesa é mais suave, e é ideal para pessoas que não gostam do gosto ardido e forte da cebolinha comum. Você pode adicionar a cebolinha francesa em saladas e molhos, fica delicioso!

Outro uso da cebolinha francesa é para fazer amarrações culinárias. Por exemplo, se você precisa amarrar um ramo de folhas, é possível escaldar a cebolinha francesa e usá-la como fio, pois ela fica elástica.

Nirá ou Alho Japonês

Você já ouviu falar do nirá? Sim, ele é outro parente da cebolinha, também conhecido como alho japonês.

nirá alho japones cebolinha chinesa

A planta é achatada e tem um gosto muito forte de alho. Logo, é uma ótima opção para substituir o alho ou a cebola na comida.

Basta refogar as folhas do nirá e isso irá soltar o sabor dele.

É possível propagar essas plantas no jardim também, pois a raiz do alho japonês é um bulbo.

As Flores da Cebolinha são comestíveis?

As flores da cebolinha podem ser roxas ou brancas, dependendo da espécie. É importante saber que as flores são comestíveis, então você pode tirar as pétalas e colocar junto com a sua salada.

Fica lindo e saboroso!

Uma ideia bem legal é fazer vinagre de cebolinha.

vinagre de flor de cebolinha

Você pode macerar as flores e colocar em um vinagre mais suave, como o vinagre de arroz e deixar descansar por um mês na garrafa. O Vinagre ficará rosado e com um gosto de fundo que lembra o alho.

Propriedades Medicinais da Cebolinha

Tanto a cebolinha comum quanto a francesa possuem ótimas propriedades medicinais. Elas são diuréticas e também ajudam a fortalecer o sistema imunológico, pois são parentes do alho e da cebola.

Além disso, são ricas em vitamina C e podem ser usadas como expectorantes devido à ardência que proporcionam.

Como plantar cebolinha

Aqui no blog já falei um pouco sobre como ter uma horta orgânica caseira. No caso da cebolinha, tanto a comum quanto a francesa, você pode simplesmente cortar as folhas e deixar o bulbo na água, e as folhas voltarão a crescer.

Se preferir plantar na terra, basta transplantar as mudas em um vaso bem drenado, com terra e compostos orgânicos. Mantenha a terra sempre úmida e deixe a cebolinha em um local bem ensolarado.

Também é possível transplantar a cebolinha da água para a terra, mas tome cuidado pois muitas vezes a planta acaba morrendo. Normalmente eu prefiro deixar na água, ou então usar uma muda já desenvolvida e cultivá-la na terra.

Conclusão

Neste artigo, falei sobre os principais tipos de cebolinha. A cebolinha é um alimento muito versátil, fácil de ter em casa, plantar e comer.

As diferenças entre elas são principalmente o sabor e o tamanho. Use a cebolinha comum para um gosto mais forte, a francesa para um sabor mais suave, e o nirá para substituir o alho.

E não se esqueça das flores! Se a sua cebolinha florir, basta usar as flores na salada ou fazer a receitinha de vinagre.

Mantenha a sua comida sempre saborosa e nutritiva! Varie bastante nos temperos e conseguirá sabores ricos e refeições saudáveis.

Confira aqui no blog os artigos que já escrevi sobre outros temperos também:

Como plantar e cuidar de tomilho: Tudo o que você precisa saber!

Como Plantar e Cuidar de Alecrim: Guia Completo

Como Plantar Hortelã em Vaso: Guia Completo para Sacadas e Apartamentos

Espero que tenha gostado do conteúdo! Deixe aqui seus comentários e sugestões de novos artigos para o blog!